terça-feira, 15 de novembro de 2011

Liberdade, abre as asas sobre nós!

http://youtu.be/nJfKSfqiPqA


“Seja um lírio de glórias que fale
De esperança de um novo porvir...”


Ontem foi dia de comemorar a República. Mas que República, que apena os bons e liberta os maus? Que República que compra o silêncio com vales pobreza, sem dar a mínima para o sofrimento alheio? Que República, que faz ouvidos de mouco para todos os nossos direitos, premiando com a prisão o povo que luta diariamente contra a mentira?


Jesus Cristo disse, ante oferta tentadora de Satanás: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Mt 4:4). E o que seria Deus senão a verdade, a luz?


É o que temos visto tanto nas campanhas do governo, diante das falcatruas dos Ministérios, quanto na campanha de separação do Pará para a criação de outros três Estados? Das notícias dos jornais, afirmando que nós somos os culpados dos desmazelos de hoje até o salário do final do mês, mentiroso, pois que deveria servir para honradamente quitar nossas necessidades, segundo consta na Constituição, todas as mentiras tem como pano de fundo a distração, a fonte de todo o mal, que nos leva ao ponto de nós mesmos cometermos erros.


Você pensa, a cada momento, que vem a guerra de informações e você, destreinado, acaba caindo na cilada daqueles que detém o monopólio do poder e lhe dizem trocentas mentiras que acabam se tornando verdade em suas cabeças, tal como afirmava o ministro alemão da propaganda de Hitler, Gobbels. E nós caimos não porque não conhecemos a verdade, a de Deus, mas porque somos seduzidos pela mentira, quando nos convém, e caimos nessa armadilha.


Cabe a nós filtrarmos a mentira e nos acostumarmos com a verdade. Mas como conhecer a verdade, tão faltosa no nosso dia-a-dia? Lendo mais, sem crer em tudo (ou crendo, com parcimônia) aquilo que o governo nos conta. Afinal, é ele o mais interessado em nos omitir os fatos para se preservar no poder. Joga-se o homem à fogueira para que o chefe fique onde está. Queima-se cartuchos e chega-se a preservação do poder. Chega-se, apenas, à mentira.


Mentem-nos todos os dias. Mas aqueles que tem fome e sede de poder tem mais propensão de mentir. E, mentindo, nos aprisionam nesse faz de conta moderno, em que fazemos de conta que somos felizes, enquanto eles fazem de conta que são os verdadeiros chefes...


Que a verdade nos liberte, como diz em João 8:32. É ralado ser marionete a vida inteira.

Nenhum comentário: