quarta-feira, 10 de junho de 2009

Airbus é que tem problemas


Imagem de um Airbus decolando

Refletindo mais sobre o acidente com o A330, cheguei a conclusão (ah, mas era óbvio) de que a culpa com o acidente da aeronave que cerrou a vida de mais de 200 pessoas no Atlântico é da empresa européia Airbus, que na verdade é a maior fornecedora de material bélico do velho continente. A maior aeronave de passageiros do mundo era para ser a maior e mais segura.
Segundo a wikipédia, o modelo é a aeronave comercial de passageiros de maior capacidade de operação para médias e longas distâncias fabricada pela empresa. Foi desenvolvido ao mesmo tempo que o A340, com quatro turbinas. Um avião com alto requinte, testado exaustivamente nos campos de prova, cuja entrega ocorre pelas mãos da própria empresa ao cliente, que recebe o avião completamente decorado. Ou seja, o Airbus em questão é o supra-sumo da aviação comercial moderna. Note-se, porém, que a empresa francesa já tem muitos problemas com seus vôos, sejam eles de aeronaves novas ou não.



O Interior do A330: Oito passageiros por fileira

Eu já viajei em aeronave semelhante, da Boeing.


Peguem como exemplo o último voo do Concorde, cuja aeronave era simplesmente a mais moderna da aviação comercial já concebida. Um desastre envolvendo um Concorde na França, na decolagem, que acabou por sepultar o projeto Concorde. Atualmente o Japão (sempre ele...) estuda um substituto à altura, cujos resultados já se refletem em números maiores e melhores do que todos os outros já obtidos pelos de qualquer outra aeronave comercial. Ainda não entrou em operação porque o projeto ainda não está completo, mas temo que a crise financeira mundial o tenha tirado de circulação de vez pelo simples motivo de não se encontrarem mais dados.

Estudo do Concorde japonês: o Superconcorde.


Problemas com outras aeronaves semelhantes ainda vão balizar outras alterações no Airbus. Mas quem pode se sentir mais ameaçado de extinção é a Air France. Depois do acidente, será que ela precisa de uma operação de salvamento de sua imagem? Uma das maiores companhias aéreas da Europa que faz voos quase diários entre a América e o velho continente fica, no mínimo, com a imagem chamuscada depois do acidente. Mas também acontece o mesmo com a empresa fabricante do aeroplano. Quero acreditar, porém, que a substituição dos equipamentos que se mostraram defeituosos não leve o modelo a ser objeto de novo acidente.

Ouço nos últimos dias as pessoas acreditarem que os aviões não são o meio mais seguro de transporte. Eu acredito no contrário. Acidentes como este podem acontecer, mas são menos prováveis que um choque entre um carro e um caminhão, por exemplo. E espero que as pessoas, com o passar do tempo, entendam isso.

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