domingo, 14 de fevereiro de 2010

Ainda sobre o Diflubenzuron III

O Ministério da Saúde (MS) enviou a Sergipe esta semana representantes do Programa Nacional de Controle da Dengue para discutir a utilização de um novo larvicida. O produto apresentado é o Diflubenzuron, que substituirá o Temephos, atualmente usado pelos agentes de endemias de todo o estado. As reuniões acontecem até esta sexta-feira, 27, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e têm como público alvo técnicos de Itabaiana, Aracaju e região metropolitana.


Estado capacita laboratoristas na identificação de vetores de Dengue e Febre Amarela
A apresentação do novo produto já é na verdade uma espécie de treinamento, esclareceu a assessora técnica do programa, Ima Braga, que juntamente com a consultora do MS, Roberta Gomes Carvalho, explicou aos participantes do treinamento as características do Diflubenzuron, as diferenças existentes entre ele e o Temephos, como age no combate à larva do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, e como pode ser utilizado.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Endemias do Estado, Sidney Sá, a recomendação da troca do larvicida partiu do Ministério, com base em análises laboratoriais feitas nos últimos dois anos. Na capital e em Itabaiana foi detectada a resistência do vetor à ação do Temephos, por isso que eles estão sendo os primeiros municípios a receberem esse treinamento. A idéia é que, logo depois, eles já comecem a trabalhar com o Diflubenzuron, disse a bióloga.

Sidney acrescenta que a SES estendeu a convocação aos municípios da região metropolitana por conta da proximidade territorial com Aracaju e por possuírem um número considerável de imóveis. Numa etapa posterior e de forma gradativa, a gente vai discutir o assunto com as demais cidades sergipanas e, em parceria com o governo federal, promover capacitações para os técnicos de endemias dessas localidades, adiantou a coordenadora.

Em Aracaju, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica do município já planeja capacitar, em abril, os cerca de 400 agentes de endemias atualmente em atividade. A previsão é que, a partir de maio, o Diflubenzuron comece a ser aplicado, mas antes vamos fazer um levantamento do índice de infestação do mosquito em todos os bairros da capital, informou Taíse Cavalcante, responsável pelas ações da Secretaria Municipal da Saúde no combate à dengue.

Diflubenzuron

O produto age como um controlador de crescimento de insetos. No caso do Aedes aegypti, ele inibe a formação da cutícula a pele das larvas, impedindo seu desenvolvimento. Depois que o Diflubenzuron é aplicado, elas têm dificuldades na mudança periódica de pele, conhecida como ecdise. A conseqüência disso é que a cutícula mal formada pode não conseguir dar suficiente suporte aos músculos do inseto, resultando na morte das larvas e cortando o ciclo da doença na fonte.

Biodegradável, o Diflubenzuron não é tóxico e, portanto, não causa qualquer dano ao meio ambiente. Trata-se de um produto avaliado pela OMS [Organização Mundial da Saúde] e registrado pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], garantiu Ima Braga. Segundo ela, a recomendação pelo uso do Diflubenzuron vem sendo feita pelo Ministério da Saúde em diversas localidades do país. Atualmente, ele já é utilizado nos estados do Pará, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, informou a assessora técnica do MS.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na teoria parece ótimo, mas na pratica é de eficácia praticamente zero e ainda causa dores de cabeça, irritação na pele e outros sintomas para os trabalhadores que o utilizam.
Me polpe minha gente, vamos deixar de ser hipócritas.

Anônimo disse...

bom gente,sou agente de saude em minas gerais,e venho dizer que para quem desenvolveu esse produto tudo ocorreu as mil maravilhas!dizen que esses produtos quimicos usados por nos,(incluisive o "seguro" temephos)nao fazem mal a saude.eu venho aqui afirmar que TODOS OS PRODUTOS USADOS HOJE EM DIA NO BRASIL DESTINADOS AO COMBATE A DENGUE FAZEM MAL A SAUDE,PRINCIPALMENTE PARA QUEM LIDA COM ELES DIARIAMENTE!os brasileiros estao mal acostumados!nao se preocupam em deixar uma caixa d'agua sem uma vedaçao adequada por exemplo,porque todo mes sem falta recebe a visita de um agente de combate a dengue que faz o serviço que o proprio dono do imovel devia fazer,mas nao o faz porque tem quem faça pra ele!se o brasil tem hoje um indicede infestaçao altissimo comprovado por um trabalho que fazemos mensalmente chamado L.I (LEVANTAMENTO DE INDICE)os culpados sao os proprios brasileiros que nao cuidam de seus imoveis!nÒs ,agentes de saude somos muito mal remunerados e ainda temos que aguentar todos os dias pessoas que nos tratam mal e algumas vezes ameaças de quem nao consegue ou nao quer enxergar tudo o que esta acontecendo a sua volta!e ainda temos que colocar nossa saude a prova,manuseando esses produtos quimicos que acabam com nossa saude.venho pedir PELO AMOR DE DEUS,ACORDA BRASIL,ACORDEM BRASILEIROS!ESTAMOS NOS MATANDO AOS POUCOS GRAÇAS A NOSSA IGNORANCIA!