sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ainda sobre o Diflubenzuron

Estes dias tenho recebido vários e-mails sobre a ação do pesticida “Diflubenzuron”, classificado em uma das minhas postagens anteriores como Toxicológica I, ou seja, extremamente tóxico, podendo, inclusive, gerar óbito.

Poucos os que escreveram no post daquele mesmo dia notaram a transcrição que fiz do fato. Logo, concordaram, embora não erroneamente, que eu havia incutido em erro da população com a publicação. Jornalisticamente, eu sou o coautor da matéria, por ser dono deste blog e permitir a publicação de uma informação com esta conotação.

Os comentários que li naquele mesmo post (http://semprecabe.blogspot.com/2009/10/diflubenzuron-que-diabos-e-isso.html) me levaram a crer que ninguém havia lido exatamente o que eu havia publicado, dando-se por convencidos de que a verdade estava aquem da minha compreensão, o que não era bem assim.

Mesmo depois de ter descontinuado este blog durante um tempo, recebi vários e-mails sobre o assunto, sem entender direito o que significavam. Como vinham endereçados a mim, resolvi empreender uma busca pelo termo "Diflubenzuron" na internet achando páginas de institutos médicos científicos que escreveram estudos sobre o tema, inclusive com suas implicações em humanos.

Em primeiro lugar, quero afirmar que se trata de um remédio tóxico, como o próprio site nos leva a entender. Logo, em última instância, eu estou certo. Porém, os estudos conduzidos por estes cientistas consideraram uma alimentação baseada em doses pequenas a moderadas do mesmo pesticida (entendam por PESTICIDA um remédio capaz de controlar pestes), sendo que o resultado alcançado pelos estudos chegaram a um grau de tolerância dos indivíduos pesquisados.

Ao entrar na página da Anvisa, não sei se por problemas em minha conexão ou por falhas na estrutura de internet da agência, não consegui encontrar nenhuma referência neste site sobre minha busca; Logo não posso publicar aqui nada a respeito a título de informação oficial do Governo brasileiro sobre o tema. Pelo menos não da forma como esperava publicar e agora, como estou fazendo aqui.

Quem puder, mais tarde, ao ler este mesmo blog, pode encaminhar à este poster ou escrever nos comentários a página onde retirou os comentários pertinentes na página da Agência de Vigilância Sanitária, corrigindo minha intenção de postar o estudo da mesma.

Ainda planejo encontrar mais coisa sobre o pesticida, porém, este é um estudo breve sobre o que eu encontrei em meus arquivos e o que encontrei na Internet. Vale dizer que, como o site está em inglês, a pesquisa deve ser empreendida por quem entende científicamente os resultados. Mas como início a pesquisa pode ser empreendida por qualquer um.

Entrem. E talvez reprovem o que eu escrevi no passado.
E também vale dizer que é um estudo encerrado em 1992.
Baseado em estudos da Universidade Cornell
Patrocinado pelo Northeastern IPM Center

http://pmep.cce.cornell.edu/profiles/extoxnet/dienochlor-glyphosate/diflubenzuron-ext.html

Um comentário:

Bruno_Philósopho disse...

Ainda, para aqueles que gostam de ver a estrutura química e querem se inteirar melhor do remédio que será usado no estado do Rio.

http://www.agrofar.com/sdp/75827/4/pd-1064104/408484-533487/Diflubenzuron_Diflubenzurone_Diflubezuron.html

Se a minha fonte tivesse sido inventada, como eu saberia algo do estado do Rio? Eu nem ao menos moro por lá...

Se bem que uma vez hackers invadiram a conta do ex-prefeito César Maia para enviar inverdades... Se tiver sido isso, mais uma vez, peço perdão aos meus leitores.

Em todo o caso, acredito que está transmitido a verdade sobre o problema.