quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Editorial: O problema da verdade.

Ando meio desatencioso deste veículo. Prova é que faz uns 3 dias que não atualizo nem o meu Twitter. Este Blog só recebe notas de atualidade (falando dos dias da semana) e mais nada. Antes ainda exibia artigos interessantes de serem lidos. Mas agora as coisas se encaminham para discussões mais técnicas e que exigem certo raciocínio lógico, com o qual espero debater com o dileto leitor.

Hoje, abro uma série histórica de matérias sobre filosofia. E o primeiro assunto abordado é a defesa da verdade. Desde domingo (ou segunda, não lembro ao certo) que prometi trazer à vocês este artigo. A verdade é que eu precisava apresentá-lo com este tom. Na promessa de entregar um dia e não fazê-lo, pensei que o leitor pudesse entrar no clima da enganação e da falta da verdade. Acho que consegui.

Mas a versão de que estou publicando este artigo só agora é para justificar o títilo deste blog. A algum tempo que venho sendo cobrado por não oferecer nada de filosofia - e com razão -, desvirtuando o título que eu mesmo me dei - de filósofo, apenas porque o termo significa "amigo do conhecimento". Agora posso descansar mais tranquilo.

Espero que vocês "o digiram" e façam deste artigo uso correto. Aprendam um pouco mais e questionem - inclusive a mim - sobre tudo. Afinal, a verdade não tem mais de uma versão. Ou será que tem?

Nenhum comentário: