sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Homem vale alguma coisa se falar a verdade sempre?

Passeando pelos blogs hoje, deparei-me com esta entrevista do sociólogo Lúcio Castelo Branco na TV Brasil. Ele, mal começando a entrevista, fala uma verdade que poucos conseguem ouvir: "Lula é uma figura realmente criada com objetivos estratégicos de desvio, de tergiversação". É mais uma vítima da verdade o professor.


Todos sabemos que o pouco estudo do presidente é um dos fatores que fazem dele a piada nacional. Assim como foi o ex-presidente russo Boris Yeltsin, Lula é chegadinho a uma birita. Quem não lembra do episódio com o reporter americano do N. Y. Times? Naquele caso, a descoberta da verdade estimulou o presidente a ter aquela reação: "Expulsem ele daqui. O presidente precisa ser respeitado".


O presidente russo era respeitado? A não ser pelo posto de presidente, ele mesmo tratava de se desrespeitar. O andar trôpego, descabido a uma pessoa com o cargo conferido a ele (secretário do Partido Comunista da Rússia), lhe impuseram o viés de derrota. Havia até mesmo quem quisesse depor o ex-presidente. Ai veio um presidente mais autoritário, menos chegado ao álcool (pelo menos em público). Mas não dava o direito para ele dar um chega pra lá nos que não gostavam dele por sua posição etílica.


Agora, a entrevista do sociólogo da UnB mostra algo que todos já sabem. Mas em função de criticar o "chefe", cortam a entrevista, impedindo que outras coisas fossem ditas. A verdade incomodou tanto, senhor presidente?


Nâo. O que incomoda é saber que o presidente não foi feliz no comando da nação brasileira. Muitos falam: "mas o Brasil nem sentiu a crise" quando deveriam falar: "O Brasil perdeu a chance de crescer". Tome-se por exemplo a pauta de exportações. Nós voltamos a ser mero exportador de matéria prima. Salários ficaram mais baixos. O governo está mais forte que a iniciativa privada (que é quem impulsiona o crescimento científico deste país) e cada vez mais a sociedade perde direitos que conquistou sob governmos anteriores.


Qual é a verdade? Os fatos mostram que realmente estamos em um mesmo nível antes da crise. Mas não pré-crise, ou seja, ainda não recuperamos o fôlego. Reduzimos a exportação de produtos industrializados e aumentamos o de matéria prima. Que benesse há nisso? NENHUMA.

Porque todos sabemos que matéria prima não tem valor agregado. Se eu exporto toras de madeira, eu posso encontrá-las em qualquer lugar do mundo. Não exige a ação de muitas pessoas e nem de qualificação. Ao contrário, produtos industrializados tem uma cadeia produtiva maior, mais pessoas são necessárias para fazer uma mesa com a madeira e não podemos encontrá-la em qualquer lugar. Até porque uns farão com maior qualidade e outros, não.


A China se tornou uma grande economia consumindo "bilhões" em matéria prima e exportando "bilhões" em produtos industrializados. Os EUA consomem outro tanto em matéria prima e vendem 10 vezes mais em produtos industrializados e em altíssima tecnologia. Isso justifica serem um país rico. Porque ao contrário do que se possa acreditar, a moeda mais cara do mundo é a Alta Tecnologia. Pessoas querem comprar I Pods porque elas tem mais necessidade de um produto que possam usar ns mais diversos lugares. Pessoas querem comprar um computador com chip que teve seu processo industrial pensado por cientistas americanos porque eles são os melhores. Depois mandam que os chineses fabriquem este mesmo chip, porque ali basta a mão de obra barata. Qualquer US$ 40 para o salário de um funcionário chinês. Os homens querem isso. E os inteligentes querem apenas mão de obra barata para produzir um produto "HT - Hi-Tech"


Mas o Brasil, que estava deixando paulatinamente de ser um paísm de terceiro mundo em direção a industrialização, agora volta à estaca zero. Por influência de um homem, considerado "o cara" pelo presidente Obama.


Vão dizer que a economia até melhorou sob o governo Lula. Competência? NADA! Apenas insegurança, pois o plano estava todo montado pelo governo anterior. E a equipe que sucedeu o excelente time que comandou a economia sob FHC, nem precisou fazer muito: Bastou dizer a fórmula básica e dizer: Não inventem nada!


Assim o presidente manteve a economia sob as rédeas e pode mexer no social, que era seu sonho.


Mas a única área que deu certo sob seu governo foi a economia. Cadê o fome zero?


A verdade é que todos os programas que Lula tem como famosos são cópia, com nome trocado, de programas de FHC. Seu governo não fez nada demais. Mas sua popularidade está nas nuvens.


E, como diria o professor Lucio Castelo Branco, "Lula é uma figura cômica". Só fico aqui pensando uma coisa: Será que, por isso, Lula daria certo como figurante do "Cirque du Soleil"?

Não sei. Mas que meio Brasil deveria se sentir usado por causa da farsa, isso deveria!

Nenhum comentário: