terça-feira, 25 de agosto de 2009

Brasil intervém na eleição Boliviana

Retirado do Ex-Blog de hoje.
Com comentários.

Lula visitou Morales neste fim de semana. Não foi uma visita qualquer. Lula foi participar diretamente do processo eleitoral boliviano, onde Evo Morales, aplicando o kit-chávez, busca a reeleição. E foi mais longe: concedeu um financiamento de US$ 320 milhões (1,2% do PIB do país) para a construção da rodovia entre Villa Tunari e San Ignácio de Moxos (Chapare), reduto eleitoral de Morales, a fim de facilitar o escoamento da coca produzida na região (principal fonte de abastecimento do Brasil). E isso tudo tendo ao pescoço um colar de folhas de coca.

Chegou a comparar – arghh - Morales a Mandela. Comparou Morales a ele, Lula, e se auto-elogiou, dizendo que estão fazendo mais do que todos os demais Chefes de Estado realizaram no século XX. Lula é, realmente, um grande fanfarrão!

O Presidente do Senado da Bolívia renovou o pedido para que os mandatários de outros países se abstenham de vir à Bolívia, a fim de que Morales “no los use electoralmente como ha hecho con Lula”.

Cria-se mais um precedente para que os países da ALBA participem de outros processos eleitorais, inclusive o brasileiro, em 2010. Ao mesmo tempo, 50 mil agricultores brasileiros estão sendo intimados a retirar de suas terras próximas à fronteira.

O problema aqui seria saber o quão interessante seria em ter como aliado de última hora Hugo Chávez... Quem votaria em Dilma se estivesse posando ao lado de Chavez, um ditador? Ou Evo Morales, um cocaleiro? Ou Rafael Correa, que quis dal um calote no Brasil...

Creio eu que Lula faça diferença por lá. Eles, ao contrário, não devem fazer diferença por aqui...

Nenhum comentário: