sábado, 29 de agosto de 2009

Erro astrológico na blogosfera paraense

Ontem à noite aconteceu o que parecia difícil. Um e-mail de 2003 que afirmava ser possível ver o planeta Marte bem próximo da Terra, quase do mesmo tamanho que a Lua foi publicado num blog paraense. Seu dono acreditou que estávamos bem próximos do planeta vermelho. E exortou seus fiéis a irem em busca da sua imagem. Só conseguiu um "pito" dos leitores.

É um tanto estranho que ainda exista alguém que possa cair nestas histórias. Confesso que eu mesmo já cai em histórias semelhantes. Ainda mais nesta casca de banana, quando a própria blogueira afirma que a sua fonte lhe jogou a casca de banana e ela acabou caindo pela confiança. O problema é o tamanho da mentira. Ei-la:

"Hoje, à meia noite e meia, olhe para o céu. O planeta Marte será a estrela mais brilhante, tão grande quanto a lua cheia, a 55,75 milhões de quilômetros da Terra. A impressão que você terá é a de duas luas. Não perca! O fenômeno só acontecerá de novo em 2287".

A excessiva confiança fez com que a titular, depois, admitisse o erro, no reconhecimento de sua humildade. E mostrou a fragilidade de uma mentira que, quando chega à rede, é descoberta logo. Assim, tão verdadeira quanto alguém acha que uma verdade for, se assim ela for, ela só encontra argumentos favoráveis. Do contrário, logo é descoberta. E neste caso, uma explicação melhor seria esta. Mas se você quer ciência mesmo, pesquise neste outro aqui.

Alguns sempre conseguem infiltrar a mentira naqueles a quem a confiança lhe parece de solidez imaculada. E acabam por sujar um tantinho assim a imagem mais forte. Mas, quando se reconhece o erro, tanto menor é o estrago. Foi o que fez. Sabe que a verdade deve estar acima dos fatos e das contas. Afinal, quem nunca errou?

E a verdade, assim, segue incólume. E entre mortos e feridos, salvam-se todos!

Nenhum comentário: