quarta-feira, 27 de maio de 2009

Morte à vista

Quem diria que minhas previsões seriam acertadas este ano? Não se trata de apostar contra o meu próprio povo, mas sim de antever o que está por vir: Uma gravíssima recessão. E a que se avisinha não é nem sombra perto da que o mundo já viveu em 30. Aquela foi fichinha. Quem ainda não entendeu de quem foi a culpa pela bolha nesta, entenda: GOVERNO. Pode parecer piada, mas com a idéia de intervir no mercado e mandar abrir crédito para quem não podia pagar foi do Governo americano (Partido Democrata, diga-se, nada tem a ver com o partido Democratas brasileiro).

Os primeiros sinais de que estamos sob uma chuva de notícias ruins é a que esta semana proviu de Nelson Tanure, dono da CBM (Companhia Brasileira de Multimídia), que havia comprado o jornal Gazeta Mercantil. Segundo informação contida no Ex-blog do César Maia, Tanure teria dito: "Não se iludam porque o jornal acabou". Os passivos trabalhistas chegaram a mais de R$ 200 milhões. Com os salários atrasados e sem poder pagar as suas obrigações, o jornal decreta a sua própria falência. Quer dizer, pode ser a mesma coisa que aconteceu com a Província do Pará (que fechou suas portas em 2001), porque um produto atual tem que acompanhar as mudanças e ter bons profissionais na redação. Se ficar obsoleto, será ultrapassado. Se ficar feio, será devorado! Foi o que aconteceu com os dois jornais: Província do Pará e Gazeta Mercantil. A reforma gráfica não melhorou em nada o jornal e, some-se a isso as dívidas...

Mas nada como um dia atrás do outro, com a noite no meio. Se fosse só o meio que tivesse acabado, teríamos a falência de outro jornal do mesmo segmento. Valor Econômico. Este, criado a partir de uma Joint Venture das empresas Globo e Folha de São Paulo, ainda suspira, aliviado, com a ajuda das duas redações. Nesse caso, parece que a visão do negócio parece mesmo ser o caminho das fusões. Assim, preparem-se, porque temos um produto que pode estar ultrapassado, mas que, se sobreviver, terá que matar alguns. Por isso eu digo que, se você não for o melhor dentro daquilo que você está fazendo, corra e se atualize para ser o menos pior. Se você não se mexer, fatalmente perderá o seu emprego. Se o jornal não se mexer, fatalmente será assassinado com o tempo.


Ex-Blog dá a real dimensão
da tragédia nos Jornais.

Gazeta Mercantil deve parar de circular. Dono pede que funcionários não se iludam porque o jornal "acabou". Passivo trabalhista de 200 milhões e salários atrasam. (FSP, 26/05)

Portanto, se você é Redator, Editor, Reporter, Diagramador, Artefinalista ou alguma outra função que dependa unicamente do jornal, fique esperto e corra. esta crise pode lhe custar o emprego a curto ou médio prazos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilha, Bruno Filósofo. Leio seu blog sempre e só saio de casa com suas informações bem fresquinhas.
Parabens.