sexta-feira, 22 de maio de 2009

Comunismo não entende Socialismo

A Folha de São Paulo de quinta-feira exibe uma chamada de capa onde pode ser lido: "China se queixa de burocracia e ações do Brasil contra dumping". Os chineses sabem que a burocracia é a arma que um governo pode usar para abrir mais empregos. Quanto menor ela é, mais empregos podem ser abertos. Mas, se ela é exagerada, então ela não consegue muita coisa. Empresários chineses criticaram os processos para se abrir uma empresa, logo eles, os chineses... Será que eles não estão de olho na modernização do socialismo? Ou será que o melhor socialismo, para eles, é o que gera mais empregos?

Os brasileiros são acostumados a chamar quem privatiza de "neoliberal", uma referência ao modelo de governo surgido na Inglaterra de Margareth Tatcher, a dama de ferro, que modernizou o apático estado inglês. Além disso, os brasileiros acreditam que vivem sob um governo de direita por aqui. Bobagem: quem nunca viu um governo de direita de verdade não sabe o que pode ser um. Só viram de esquerda. Aliás, na américa latina, o mais perto disso é a Colômbia. Mas agora tem um motivo para acharem o contrário nessa matéria.

A República Democrática da China, um típico governo comunista, logo, de esquerda, critica a burocracia estatal brasileira. Li um estudo tempos atrás em que o Brasil era considerado um estado maior que o chinês. E na época em que estava abrindo seu capital (que ocorreu faz pouco tempo). Quem sabe, sabe: Se lá o Estado é menor, só podemos ser socialistas ou comunistas. Mas os brasileiros não são capazes de enxergar isso ainda. Quem ainda vive em uma caverna não gosta da luz. Quando ela bate, ele logo some da claridade, preferindo vivem no mundo das sombras.

Está certo. O Brasil é mesmo uma democracia de esquerda. Mas só enxerga isso quem vê de fora. Por dentro, não se enxerga um palmo adiante do nariz...

Nenhum comentário: