segunda-feira, 11 de maio de 2009

Nada de novo no Front

Para os leitores deste blog desde os tempos mais remotos de sua criação, não é nenhuma novidade que a Fifa anuncie a subsede amazônica da Copa para Manaus (e não em Belém), como era esperado. O projeto manauara é muito mais bonito e moderno que o paraense, ainda que consideremos a tradição do povo daqui em matéria de futebol.

Publicações mais técnicas já davam por certa a escolha da outra capital. Manaus já teve glamour em outras épocas e, com a copa, tem a sua chance de recuperar esse charme. O Teatro Amazonas, palco de uma das mais belas composições alemãs, mostra que a imposição sobre as obras artísticas do nosso estado não tem mais tanta importância nesse tipo de escolha. Para quem não entende partavinas disso, basta olhar em sites da internet mesmo os projetos que estão sendo levados em consideração para que os nossos visinhos levem a competição: Estádios modernos, investimentos em transportes e segurança (o que, aliás, por conta da incompetência administrativa do nosso governo, estão sendo cortados). O que nós temos e que não será nunca menor que o do manauara é a tradição no futebol. Aliás, em se falando em times de futebol, só vamos ver alguma competição depois do nordeste para baixo.

Para a governadora, estar fora da copa deve ser um alívio. Ter que potencializar obras em época de contenção de despesas deve ser duro. Investir não é gastar, como supõem alguns. Investir é enxergar mais além, antever posições, fazer ser a melhor opção para que, no futuro, apanhar o bonde da história e não apenas vê-lo passar. E quem não o faz em tempo útil, pode apenas passar perto do trem e não fazer parte da história. Muitos, por exemplo, dividem a história do Pará em Antes e Depois de Almir Gabriel passar pelo comando do Estado. Hoje a capital do Estado é algo realmente moderno, muito embora não se tenha feito nem metade do que era para ter sido.

Mas agora é tarde. Quem votou no PT esperando mudar alguma coisa na direção do comando do Estado pode se conformar em ter conseguido. Mudamos. Para pior. Hoje a saúde é tudo o que há de desumano, intragável para muitos. Nossa Segurança Pública amarga a corrupção, como no filme "tropa de elite". Não há uma política de desenvolvimento sólida. Apesar de estarmos com bastante dinheiro em caixa, soçobram as atitudes proativas, de vanguarda. Mas não é o que se vê na propaganda. E muitos ainda conseguem ver benesses na falta de segurança e saúde...

Bom, era o que eu tinha para dizer. Prometo ainda voltar ao tema quando sair a decisão oficial da FIFA. Mas não esperem mudanças...

Nenhum comentário: