sexta-feira, 29 de maio de 2009

Chico de Oliveira dispara críticas a Lula

Chico Oliveira é um sociólogo, tal como o ex-presidente Fernando Henrique. Por vastos anos foi filiado ao PT. Professor em uma universidade pública Paulista, deu esta entrevista ao jornal Valor Econômico, dia 27. Estes são alguns trechos da entrevista, os mais importantes:


Do Ex-Blog
César Maia

O governo de Lula, concretamente, não demonstrou nenhum avanço social no plano dos direitos. Do ponto de vista da condução econômica, é uma administração medíocre, que pensou que se salvaria da crise global - e percebe-se que não tem nenhum domínio da situação. Economicamente, o governo Lula é um barco à deriva: se as ondas forem boas, chega a um bom porto, e, caso contrário, não. Lula está à direita de Fernando Henrique [Cardoso] ao não recompor as estruturas do Estado e não avançar na ampliação de direitos.


O presidente tenta se legitimar promovendo consensos que passam pela cooptação dos mais pobres. Neste sentido, vivemos na gestão dele uma regressão política, porque no governo Lula houve uma diminuição do grau de participação popular na esfera pública.

Serra e Aécio? Rejeito ambos por motivos diferentes. Aécio parece mais um político superficial que se faz sob a herança política familiar. Nunca vi uma opinião dele que impressionasse. Serra é uma surpresa. Faz um governo gerencial e até reacionário, ao lidar com o funcionalismo e com a universidade pública. É um político que gradualmente se converteu, quando vemos o passado dele e o local onde atua agora. É o grande líder conservador.

Nenhum comentário: