terça-feira, 7 de julho de 2009

Juvêncio faz pausa em blog

Hoje, quase no finalzinho do dia, soube que o professor Juvêncio, que esteve comigo na época do CFAZ, lá na praça da República, está com Câncer. A informação foi dada em primeira mão no Blog do meu amigo Paulo Bemergui (espaço aberto).


Confesso que não tive nenhum calafrio ao receber a notícia. Nem tãopouco senti o medo da morte. Há duas passagens bíblicas que me reforçam isto: A primeira, em João, diz: "Se tiverdes fé do tamanho dum grão de mostarda, direis deste monte: 'Remove-te daqui pra li'. Ele se removerá e nada lhe será impossível". Esta passagem remete a crença do povo de Deus que bastava ter um pouco de fé para que eles resolvessem os seus problemas baseados na compreensão da fé e que, dali em diante, tudo se resolveria. É cristo quem fala sobre isso.

As bem-aventuranças, ditas sob o monte das oliveiras, é um exemplo da fé: "Bem-aventurados os famintos e os sedentos da justiça porque serão saciados"... Quem clama por justiça verá a justiça de Deus sendo cumprida no acerto final de contas. Não será em vão o sofrimento. Quem busca aquilo que é justo sempre acaba encontrando. Quem busca aquilo que é santo, encontra aquilo que é santo. E assim vai. A fé pode levar um peregrino a descobrir a verdade. Se ele busca pelos meios certos, encontra-la-á. Este é o instrumento de vitória. E vitórias engrancedem.

Mas isto me lembra o salmo 81, também. "Direis do Senhor: Tu és meu refúgio e minha fortaleza, meu Deus em quem vou confiar". Um se soma ao outro. Aquele que tem fé em deus, no senhor Jeová, sabe procurar o caminho da luz e sabe também que jamais estará em maus caminhos, visto que mais adiante estará escrito: "Mil cairão ao teu próprio lado. E dez mil à tua direita". Deus opera para que seus anjos salvem o enfermo. Assim Jesus fez quando ordenou que o cego voltasse a enxergar. Quando curou o enfermo e até quando mandou que Lázaro saísse da tumba ao qual estava sepultado. Jesus usou nada menos que a Fé naquele momento.

E eu volto ao amigo Juvêncio, lá do outro Blog. Jesus havia dito, quando fora tentado pelo diabo no Deserto, que "nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que vem de Deus". Então, sempre que recorre ao criador, ele tem mais chance, tem mais possibilidades de sobreviver. Porque Deus não abandona seus filhos. Deus não quer que nenhum deles sofra, mas pede que todos nos dediquemos um pouco à ele. Precisamos ser devotos e gratos à quem nos deu a Vida. Mas também não adianta só querer pedir a água quando esta cessa. Devoção tem que ser diária, ao longo de uma vida inteira.

Minha mensagem ao amigo, então, é esta: A Fé remove montanhas, meu caro. Remove obstáculos que nem às vezes supomos que somos capazes de acreditar que eles sejam transponíveis. Para aqueles que acreditam, este é o Deus do Impossível. E, sendo ele o próprio criador dos Céus e da Terra, não há uma só coisa impossível para ele.

Eu peço para você, Juvêncio, apenas a coragem para orar ao senhor. Peça-lhe e ele lhe atenderá. Mas peça com fervor, com coragem, com disciplina e também com humildade. Afinal não somos nada sem Deus.

Eu tenho certeza de que você consegue sair desta. Mas dê uma forcinha para o senhor te dar a sua energia. Ele pode mais que todos nós, juntos! Peça-lhe ainda hoje e ele lhe atenderá.

Que o Senhor o acompanhe e nos traga boas novas. Para mim, você será um novo homem depois disso. E eu creio que sairá ainda melhor do que antes!

Em todo o caso, força para você! Minhas melhores orações te acompanham!

Nenhum comentário: