domingo, 19 de julho de 2009

Venezuela prestes a se tornar um narcoestado

Informe do congresso americano adverte uma forte penetração do Narcotráfico na Venezuela, com aumento significativo do volume de exportações de drogas e da cumplicidade nos negócios de altos funcionários civis e militares do Regime, que colaboram e protegem a guerrilha e as organizações criminais colombianas. Até o final deste mês deverá chegar ao conhecimento de todos um informe em que descreve o nascimento de um "Narcoestado" na Venezuela.

Este país se converteu, segundo esta investigação, no principal centro de distribuição de cocaína produzida na Colômbia e no maior porto de embarque deste produto, com destino especial aos mercados americano e espanhol. "Um alto nível de corrupção dentro do governo venezuelano no exército e de outras forças de ordem e segurança contribuiram para a criação deste clima de permissividade", assegura o informe.

De 2004 até 2007, a quantidade de cocaína produzida na Colômbia e saída pela Venezuelamais que quadruplicou, passando de 60 ton/ano para 260 ton/ano. Esta cifra representa, segundo este informe, 17% de toda a cocaína produzida no mundo em 2007. "Depois de entrar na Venezuela", relata o documento "a cocaína habitualmente sai do país a bordo de aeronaves que despejam e aterrisam em aeroportos clandestinos".


Livre tradução
Jornal El País,
16 de julho

Nenhum comentário: