sexta-feira, 10 de julho de 2009

Prefeitura: O abandono da 25!

Faz tempo que a Prefeitura de Belém está alterando o traçado da 25 de Setembro. A primeira parte da obra seria o novo complexo da feira da 25, ainda no bairro de São Brás, terminando à altura do posto Azulino, por trás do campo do Remo. A segunda seria a regularização do traçado da rua, que ocorre a partir da Antônio Baena. Hoje, as obras desta segunda parte encontram-se paralizadas. Não sei precisar ainda até que ponto esta obra está dentro do cronograma, mas acontece que ela ainda não mostrou a que veio, pois os motoristas ainda estacionam seus carros como bem entendem, acostumados a fazerem tudo como antigamente.

Pelo andar da carruagem, ainda falta muito chão para se percorrer até que a Prefeitura possa entregar a obra 100% concluída. Aliás, essa é a Prefeitura que não conclui obra: Na Duque, a falta de fiscalização faz com que as faixas cidadãs de pedestres não sejam preferenciais. Na Marquês, apenas alguns trechos estão concluídos. Falta ainda o asfalto, de todo o jeito (de péssima qualidade, por sinal), isso sem falar que, cronologicamente, a obra está quase um ano atrasada. Agora se engaja em abrir o Conjunto do Basa. Será que o prefeito vai concluir todas as obras em tempo de passá-las ao seu sucessor?

As benfeitorias feitas pela PMB são apenas, além da abertura das ruas, com o consumo de asfalto para pavimentar os cantos que tiveram que ser abertos, apenas a sinalização semafórica, algumas guias de calçada e pintura de faixas de pedestres nos cruzamentos com semáforos. Nada mais. Como deixa de fiscalizar o andamento das obras, ela deixa de coibir abusos, como o dos motoristas que ocupam metade da pista de rolagem com estacionamento, agora proibido. Pior: O espaço está ocupado em mais de 50% bem em frente ao tribunal, quase na esquina da Mauriti.

No comprimento da rua, o trajeto é todo permeado de buracos de um lado e muitos carros e outros obstáculos de outro. O trecho da rua que não dá para reclamar já estava bom antes. Porém, se o desejo do Prefeito é mesmo fazer uma via de escoamento rápido do trânsito, ele ainda vai ter que suar a camisa. Ou então colocar o pesoal da CTBel para trabalhar. Sai até mais barato, uma vez que eles não aparecem para trabalhar com ações educativas e, sim, punitivas, multando motoristas que estão fazendo o erro permanecer.

Algumas fotos do estado da Av. 25 de Setembro,
hoje, no trecho que Duciomar está refazendo:



O desalinhamento da via quando passa de um trecho para outro:
No cruzamento com a Lomas Valentinas, motiristas precisam desviar
para não subir à calçada. Trecho ainda tem asfalto irregular.



Tráfego desordenado no local ainda aceita que carros estacionem em
cima da grama, contribuindo para a destuição do verde no canteiro
central da Avenida. Em muitos trechos, carros ocupam uma das vias.



Tribunal de Justiça do Estado: Neste trecho, os motoristas
usam a faixa de rodagem como se fosse estacionamento. Além
de quebrar o canteiro central, atrapalham o tráfego!

Veja o que escreve o redator do Blog Belém Metropole, sob o título 25: "A determinação da justiça para que o município acabe com as cruvas da 25 de Setembro deve mudar o perfil do local. Acaba o bucolismo de quem se imaginava num parque. Vem a cidade com seu trânsito e sua modernidade. Hora de vender pra quem usa a avenida como residência. Hora de comprar, pra quem quer a via com perfil comercial".

A questão agora passa a ser a organização do tráfego e os carros, que parece que ainda não se acostumaram com o fluxo de veículos que passou a tomar conta do local. E isso a prefeitura faz pouco! Basta ver as fotos. E fazer a sua parte, caso o dileto leitor seja residente ou amigo de algum inquilino de um dos imóveis localizados na rua em questão.

Nenhum comentário: