terça-feira, 21 de julho de 2009

Política é rebaixada

O que será que ainda temos no Congresso? O que quer que seja, seu valor acabou de tocar o chão hoje. Ou ficou um pouco mais perto dele. Eu, pelo menos, creio que não há necessidade para continuarmos com um sistema bicameral do jeito que está.

Ontem, durante o CQC, vimos uma porção de deputados que sequer sabia sobre os assuntos que rolavam dentro daquela casa. Matérias que deveriam saber de cor e salteado. Falava-se sobre a taxa de juros e a inflação, pergunta fácil de responder (o repórter do CQC fez uma pegadinha com os deputados), mas mesmo assim não souberam. Um foi categórico ao afirmar que não sabia do que estava se falando naquele momento. Uma porção de gente e pouco conhecimento de caso. Muitos brasileiros dependem do que estes cidadões pensam a respeito do que aflige a vida do povo, o seu cotidiano. Mas... NADA!

Hoje, mais cedo, o Casseta e Planeta, em sua paródia semanal da novela Caminho das Índias, da própria TV Globo, marcava sua crítica, desfarçada, ao senado Brasileiro. Vejam só: A cena misturava a questão do lixo, o valor de um senador "usado" e o fato de estar um dos personagens tentando o caminho de volta, depois de ser enganado por uma mulher que lhe surrupiou o dinheiro, que, aliás, havia sido roubado da empresa da família (ladrão que rouba ladrão...). A fala dos personagens foi enfática. Chegaram em uma barca e, de repente, levanta-se um "velho", ao que o outro retruca: "Ah, deixa esse pra lá, não serve pra nada".

Em comum, homens das duas casas tem um apetite especial pelo poder. Para defender um lado ou outro, espera-se que tenham ao menos alguma moral, ética. Mas nem isso: o Congresso às vezes, parece cheio de gente que não vale um centavo furado. Quero tanto crer estar enganado, mas sempre me forçam a acreditar que a história é essa mesma, de que estamos todos caminhando para o buraco, feito tatus, procurando o produto de sua fome ali. Come-se o que se tem pela frente. Oposição e situação divididos apenas por ideologias. No fundo, são sempre a mesma coisa. Todos querendo ganhar o seu naco...

Precisamos de uma lavagem do congresso, mas também precisamos de uma lavagem nos nossos cérebros. Muitos eleitores ainda trocam o seu voto por um quilo de farinha ou mesmo uma camisa. Eleitos, os candidatos procuram nem saber o que os levou ao poder e nem mesmo o que defender durante sua estada.

Muitas pessoas morrem na fila dos hospitais. Outras tantas padecem na fila das vagas nas escolas. E ainda tem gente que troca a sua maior arma por alguns grãos. De feijão, farinha ou o que mais for, mas por essa coisa "pouca", eles ajudam a piorar o nosso país. A emporcalhar a política. A denegrir o pouco de bom que ainda podemos ver.

O que você ainda quer para este país?

Faça a sua parte!

Nenhum comentário: