quarta-feira, 1 de julho de 2009

Diploma extinto?


Um retrocesso na democracia Brasileira acontece neste momento, no Senado Federal. A quem interessa o retorno do diploma? Acredito que apenas à entidades sindicais e gente que deseja controlar o acesso à informação. Da forma como foi redigida a constituição, não há como passar uma emenda desse nível. Se passar, será a primeira vez que se volta atrás uma decisão do STF.

Os senadores que aprovarem estarão, claramente, atentando contra a carta que prometeram defender. As pessoas que o apoiam estão, além de atentarem contra a carta-magna, buscando apenas defender um curso que lesa muito mais do que alunos ou defender uma "imoralidade", pois ninguém precisa de diploma para escrever bem (ou não).

Mas isso não sou eu quem vai ratificar ou retificar. Sempre haverá pessoas "habilitadas" que poderiam ser demitidas por justa causa por não saberem escrever mas terem diploma. Outras tantas que apenas possuem um diploma, mas sem ter cursado a faculdade (vide matéria dos jornalísticos do final de semana), ou ainda gente que não cursou a faculdade e estar trabalhando nas empresas. Não haverá dispositivo constitucional que controle isso na prática. Até porque tem muito jornalista que não estudou mas faz muito bem o seu trabalho.

Ou seja, este ato é a reedição do controle instituído na ditadura...

Nenhum comentário: