quarta-feira, 15 de julho de 2009

Destempero político do Planalto

O PT é mesmo um partido ímpar. Mesmo depois de inequívocas e sucessivas provas que mancham a direção do partido por escândalos de corrupção que tornam o partido um dos piores, ainda sim, Lula consegue ter altos índices de aprovação neste governo, que é um dos piores de toda a história da república, senão o pior. No pasado - e por muito menos -, Fernando Collor de Melo sofreu um Impeachment, o primeiro desde a nossa redemocratização. Fôssemos um país sério, já teríamos outro governo. Fossemos um país sério, não teríamos um governador de estado (no caso, do Distrito Federal) afirmando em entrevista de circulação nacional que seu governo possui corrupção. Fossemos um país sério, não aceitaríamos isso sem punir quem disse a tal frase. E o tal governo.

Mas estamos no Brasil, é preciso crer. Quando Fernando Collor sofreu Impeachment, foi a comoção no País. O povo sentiu a força que tinha nas mãos com o argumento da Democracia. Na época da Revolução Francesa, os Jacobinos cuidaram de insuflar o povo para que estes destituíssem a nobreza francesa, acusada de corrupção para instituírem a democracia. Naquela época, o povo consentiu com os líderes da revolução e o mundo moderno passou a ser melhor. Mas o sistema tinha falhas, que agora aparecem.

A questão é: Alguém já disse que a história se repete. Para Marx, sempre como uma farsa. Para mim, como prova de que não temos memória! Na França deu certo, porque o povo sofria muito. No Brasil, o povo sofre muito mas não move uma palha porque Lula fez o seu marketing durante 4 anos. Foi tempo para ele fazer a cabeça do povo. Sem contar que nas faculdades se ensina que ser de Direita é ser reacionário. Mas é justamente o contrário: Geralmente quem é de direita é mais intelectual e quem é de esquerda é mais reativo. A esquerda golpeia com a foice enquanto que a direita chama para vencer sobre um tabuleiro de xadrez.

Hoje é nesse mesmo tabuleiro que se encontra Sarney e Lula. Sarney é o bispo da casa branca e comanda o da casa preta. Ele defende o rei ao mesmo tempo que é defendido por este. O Rei é Lula. Este faz o povo de gato se sapato dando em troca as migalhas de um programa dito social e de transferência de dinheiro para o povo. Isso acostuma mal, pois depois disso quem quer trabalhar? Continuam esmolando, sempre que possível. Continuam na mesma situação de penúria. Continuam na mesma. E o dinheiro do governo deveria promover o bem estar de todos e não de um grupelho, apenas...

Sabe o que o governo faria com o programa de dar esmolas? Pagaria boas obras de saneamento e infra-estrutura. Poderia pagar um mega-curso, poderia educar milhares de jovens e adultos analfabetos e colocá-los no mercado de trabalho. Poderia fazer tanta coisa para melhorar a vida desse pessoal sem precisar forçar-lhes a nada... Ao ridículo de não ter um trabalho digno. De aceitar mal e porcamente o pouco que o governo lhes dá. Acostuma à sombra, empobrece o país, porque a mão-de-obra fica escassa (e cara às vezes). E assim vamos... Ao caminho da redução do salário paulatinamente. Ao caminho da destruição moral e ética, enquanto o povo vai aceitando os crimes morais e éticos dos "homens" da nação, do congresso e do planalto.

E nós, pagando a conta e o mico. Porque somos enganados a todo tempo e não esboçamos a mínima reação. Gente desvia nosso dinheiro para contas particulares e ninguém fala nada. Aceita, até. E a vida vai seguindo seu rumo.

No final, fico com uma frase de Rui Barbosa, que expressa muito bem o momento atual de nossa política. Em seu túmulo, deve estar se remoendo de vergonha do nosso momento atual... Ei-la:

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto..."

Nenhum comentário: