sexta-feira, 10 de julho de 2009

Mugabe, o pior do mundo


Sabem qual o problema das ditaduras? Elas causam mais mal no povo do que aos governos que as empossam. Tome-se como exemplo o governo mais ditatorial do mundo, segundo a revista Parade. Robert Mugabe, do Zimbábue, consegue uma coisa fantástica, que faz inveja a Lula (será que é por isso que ele vive falando bem das ditaduras?) e a qualquer outro governo que se chame Ditadura: Ele mantém desemprego em alta e hiperinflação. Mas com um detalhe: Uma MEGAHIPERULTRA inflação. Esqueçam tudo o que vocês possam imaginar sobre inflação do Zimbábue. Ela é simplesmente muito maior do que você possa imaginar.

Quando o Zimbábue se libertou da Inglaterra, foi fácil chegar a um ponto em que o próprio povo tomasse conta de todos os meios de produção e algum ditador tomasse conta do local. A história mostra que na África, os líderes tribais transformam seus filhos em escravos. Isso funciona até hoje e vem de muito antes de termos o comercio escravagista. Mesmo Zumbi era acusado de arregimentar seus pares para torná-los seus escravos. Então foi que Robert Mugabe se tornou uma espécie de Rei, onde seu mandato perdura por 29 anos. Mas isso ainda não é o mais interessante.

Como será que alguém se sustenta no poder com 85% de desemprego? A maioria absoluta dos cidadãos de seu pais não deve vê-lo com bons olhos, uma vez que apenas um governo que rompesse com todas as tradições de seu país (ou continente) poderia ter chances de fazer esse país dar certo. Até porque se vocês chutassem perto o valor dessa inflação saberiam porque não são eles que tem uma resposta melhor para a crise e sim outra pessoa. São nada menos que 86 SEXTILHÕES POR CENTO. Numericamente, é 86.000.000.000.000.000.000.000% Para você comprar um quilo de carne, precisa de um carrinho de dinheiro. Sem contar que esse tipo de hiperinflação consome muito mais do que a maior parte dos recursos naturais para a fabricação de moedas e cédulas. Imagina: A cada ano, precisam cortar zeros e reformar o sistema monetário.

Enfim, não há nada pior que um ditador achando que sabe tudo. E achando isso, acaba por criar um sistema que machuca mais as pessoas que dependem disso do que ele próprio.

E no rastro do "sucesso" de um, vem outros, que almeijam posição de destaque no cenário dos ditadores. Na lista, os países mais pobres do mundo vivem sob regimes autoritários:

2. Omar al-Bashir, do Sudão.
3. Kim Jong-Il, Coréia do Norte
4. Than Shwe, Mianmar
5. Rei Abdullah, Arábia Saudita
6. Hu Jintao, China
7. Sayyid Ali Khamenei, Irã
8. Isayas Afewerki, Eritréia
9. Gurbanguly Berdymuhammedov, Turcomenistão
10. Muammar al-Kadafi, Líbia

E assim caminha a humanidade. Destes ai em cima, dois países não podem ser descritos como "pobres": A china, por seu PIB, e a Arábia, por ser grande produtora de petróleo. O resto, tudo pobre, de marré, marré, marré...

Nenhum comentário: