sábado, 14 de março de 2009

Dia de azar ou dia normal?

Ou os efeitos da Numerologia sobre as pessoas

Ontem foi Sexta-feira 13. Alguém ai teve má sorte ou o seu dia 13 transpassou como qualquer outro dia normal? Se você teve uma sexta-feira 13 como a minha, ou seja, um dia normal, saiba que, em algumas culturas, o 13 é um número tão demonizado que as pessoas usam de artifícios para disfarçá-lo.

Quem trabalha com arte sabe o que eu estou dizendo. A empresa canadense Corel batizou sua penúltima criação com um desses artifícios. Depois, para não parecer superstição, continuou no seu produto subsequente.

O Corel seguia sua vida normalmente, com uma numeração que vinha pelos números romanos convencionais quando, de repente, para abolir o número cabalístico, adoratam o numeral X3. Ora, o artifício consistiu de nada menos que o algarismo romano X seguido do numeral 3. Na versão posterior, ficou X4.

Todo mundo sabe que os americanos tem um problema com o numeral 13. em muitos prédios, o 13 andar simplesmente não existe. Reportagem de ontem do Globo Repórter mostrou que em alguns locais, mesmo no Brasil, o 13 pode ser subtraído dos elevadores. A Bahia é um dos estados em que a população parece subtrair o algarismo de sua contagem.

Em outros locais, ao contrário, o 13 é venerado. Em Brasília, o prédio da Caixa Econômica Federal, intituição responsável pelos jogos de azar oficiais, o 13 andar é onde fica concentrado a operação dos jogos de azar. O interessante é que ninguém se importa com isso por lá. Pelo menos não parece. Você sabia que o 13 é o número que mais saiu na Megasena?

Mas, sorte à parte, ainda não sei o que pensar sobre isso. O fato de que algumas pessoas considerarem o numeral como de sorte ou azar, como bem pondera a psicologia, é algo que surge de dentro de nossas cabeças. Para aqueles que pensam com os outros, é bom lembrar que não vale ter um supercarro se não se sabe pilotar. E o fato de o numeral deixar de ser mencionado não vai mudar o sua intrinseca ligação ao "jeito" que se dá para esconder o numero. Ainda que se escondam ele, ainda assim estará ali, por trás da placa que houver para cobrir o 13.

Mas às vezes não bastam argumentos para tentar mostrar que as pessoas estão erradas em pensar que não adianta nada esconder o 13 por causa da numerologia. Até porque se for apenas por azar, no Japão o numeral que traz má sorte é o 4, que nada mais é que a soma entre o numero 1 e o 3. E, numerologicamente, o número do azar é o 5, que representa mudança. O número 4 representa estabilidade!

A grande pergunta que eu me faço é: Sabendo disso, o que as pessoas farão com os numerais 5, o 4 e o 13? Eu mesmo não vou alterar minha vida por causa dessas coincidências.

Nenhum comentário: