sexta-feira, 27 de março de 2009

Perigo à vista no Estado

Quem pensa que a crise está em vias de terminar, pode estar enganado. Na próxima reunião do Banco Central que define os juros, podemos ter viés de baixa e os juros devem cair ainda mais, não por conta da pressão dos políticos, mas pelo mercado, com risco de recessão mais séria por terras tupiniquins. Matéria de capa de hoje do caderno Poder em O LIBERAL, o estado do Pará encontra-se com baixa capacidade de investimentos, talvez devido ao inchaço da máquna administrativa, mas com certeza por causa da crise financeira.

A indicação de mudança no cronograma de pagamentos do governo do Estado deve pegar muita gente de calça curta, pois não esperava a notícia em cima da hora. Sem dinheiro em caixa, segundo a reportagem, o governo deve contrair novo empréstimo no exterior da ordem de R$ 1 bilhão para fechar a folha. Segundo o jornal, o governo estadual "estaria com sua capacidade de investimento extremamente reduzida", o que pode contribuir, em algum tempo e se a situação não melhorar no médio prazo, a levar o governo a não investir um centavo em nada, apenas pagando funcionários.

Militares, pensionistas, civis, servidores da Sead e da Seduc, inativos, já receberam pela tabela divulgada pela imprensa. Hoje recebem os funcionários da Seduc na capital e no interior. Segunda-feira terão seus vencimentos pagos o pessoal de Auditoria, Casas Civil e Militar, Consultoria, Defensoria, Gabinete do Vice-governador, NAF, NGPR, Procuradoria e secretarias. O resto do governo só terá dinheiro em caixa no mês que vêm, dia primeiro de abril. É, não é mentira...

Enquanto se discute os efeitos nefastos da Crise, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) já prevê crescimento nulo este ano. Isso porque o Brasil estava começando a dar sinais de crescimento de país maior, como a China. E, ao contrário daquela economia, a nossa pode não se recuperar mais.

O que se crê, em linhas gerais, é que talvez os próximos governantes a assumirem seus postos, em 2011, receberão eles com um orçamento apertadíssimo. E, creio eu, pode ser que ocorram algumas demissões nos governos estaduais nesse meio tempo. É possível que a crise piore ainda mais. E ela vai ser ruim para todos, por igual.

Aquele que tem ouvidos, ouça!

2 comentários:

Arthur Almeida disse...

Grande Thales,
É sempre muito legal escrever e saber que alguem está ali marcando presença e conferindo o que você fez ou está fazendo.

Pode deixar que vou fazer de tudo pra manter este espaço e usá-lo sempre para o bem, seja para apresentar novidades, ou pra mostrar um novo angulo de algo já visto.

mais uma vez, obrigado pela visita! e Volte sempre!
Grande abraço,
:)

Anônimo disse...

É isso mesmo, Bruno Filósofo.
Vamos pesquisar mais fundo e ver o que está por vir para nós, pobres mortais.