segunda-feira, 2 de março de 2009

Dois pesos e duas medidas

Louvável a atitude de Lula em condenar o assassinato de quatro pessoas por membros do MST. Posso afirmar que, nas eleições em que este sujeito se candidatou, em nenhuma delas eu votei em sua plataforma de governo. Mas esta, para mim, depois da atitude dele em continuar o plano econômico de Fernando Henrique Cardoso (o que contribuiu na blindagem de nossa economia), esta foi a sua atitude mais louvável. Mas porque não foi de todo uma boa coisa?

Lula, por intermédio de ajuda financeira às ONG's em seu governo, tem injetado dinheiro oficial em organizações criminosas. Ele admite que se trata de uma organização deste porte quando taxa de crime o que cometeram contra quatro trabalhadores. A pergunta que ele deixa no ar é: quem pagará pelas vidas ceifadas por ateístas desordeiros que só querem dinheiro e poder? O Governo?

Com a abertura política vivida no final dos anos 70 início dos 80, o Brasil experimentou uma lei que premiava excessos, como estatização da economia, protecionismo, hiperinflação. Milhares de planos econômicos foram criados para acabar com a farra do dinheiro. Ao povo, restava pagar por mais e mais exageros. E a carga tributária só subiu de lá para cá..

Foi com a mesma abertura política que se encarou a necessidade de uma anistia contra criminosos, como foram, de um lado, os militantes de esquerda (que teriam feito pior se estivessem no poder com o objetivo de sufocar uma revolução) e os militares. Estes, por defenderem o país, mataram milhares, assim como milhares deles morreram em emboscadas nas mãos de comunistas emanados de Cuba e Rússia. Quem é mais culpado?

Bom, em regimes que passaram do capitalismo para o socialismo, não houve nenhuma menção em pagar algum dividendo para aqueles que lutaram a favor de um regime que soçobrou naquele país. Ao contrário, ficaram na penúria, sem nenhuma ajuda estatal, servindo como exemplos de como não se deve reagir à mão do estado. Porque será que o Brasil paga cifras astronômicas para familiares que simplesmente perderam suas vidas em um movimento em que imaginavam esse fosse um fim previsível para muitos?

Estamos falando em Anistia. Segundo o site priberam, o termo Anistia significa "perdão concedido pelo representante do Estado a penas impostas a determinada categoria de crimes ou delitos, geralmente políticos, ficando o réu possuidor de todos os direitos que lhe eram atribuídos antes da condenação". Se é ampla, geral e irrestrita, não significa direitos iguais para ambos os lados? E se é para ambos os lados, porque não esquecer tudo e não pagar nada a nenhum dos dois lados? Porque só pagar aos criminosos???

Em um conflito entre Sem Terra
e a Polícia Militar do Pará, doze anos atrás, resultou em 19 mortos. Os policiais foram culpados do crime. Porém, ninguém pensou que os sem-terra pudessem ter assassinado os policiais, assim como o fizeram estes tempos com outras 4 pessoas. O que eles alegaram agora? Legítima defesa... Nessa ninguém cai mais...

O lado bom é que o STF acredita que o MST é ilegal e criminoso. Já há jurisprudência que os leve à prisão, que é o que todos esperamos. Nada pior que dar força à movimentos anarquistas, em que qualquer pessoa pode fazer o que bem entender, já que não haverá quem os impeça. Leis ou governos. Justiça se faça por justiça existir. Se não houverem tribunais, não podem haver leis e nem ninguém que as c
umpram.

Bom, o governo precisa de uma nova observação de seus próprios atos. Nada como um governo que diz uma coisa e faz outra. A justiça precisa se extender a tudo e a todos.


Nenhum comentário: