terça-feira, 24 de março de 2009

O povo aprovou a reeleição.

Nota que pode ser lida no Ex-Blog do César Maia de hoje reproduzia uma série de pesquisas do DataFolha sobre Eleições para 2010. Nada de muito novo. O interessante mesmo é que o povo parece ter aprovado a reeleição. Mas como toda a regra tem a sua excessão, no Rio Grande do Sul parece que a onda verde para a reeleição dos atuais governadores freou em Yeda Cruzius (a mesma da equipe do plano Collor).

Lá no Rio Grande do Sul, com os eleitores bastante politizados (basta lembrar que o PT gaúcho trocou seu tradicional vermelho pelo azul), os eleitores não querem saber de maus governantes. Os bons exemplos estão com o moral lá em cima. Pude confirmar um desses exemplos em Brasília, onde estive em Janeiro deste ano. A cidade parece ser um reduto de crescimento, com obras por todos os lados. E a aprovação a um segundo mandato para Arruda é impressionante: 41%. Isto, porém, não é suficiente para justificar sua alta popularidade. Veja no Ceará: Cid Gomes, acusado de uso de aparelho aeromotor para transportar a família por viagens internacionais, sua taxa é significativa: 39%

O resultado não e definitivo, mas podemos esperar grandes suspresas nestas próximas eleições? Particularmente, creio que não. Eu diria que São Paulo pode aprontar uma novidade, mas não afirmo isso com segurança. É mais provável que elejam o ex-governador tucano Geraldo Alckmin do que apareça alguma surpresa. A menos que alguém esteja se preparando para a Prefeitura.

Veja os resultados da pesquisa DataFolha
para os Governadores, candidatos à reeleição:

DF – Arruda (DEM) = 41%
CE - Cid Gomes (PSB) = 39%
BA - Jaques Wagner (PT) = 38%
PE - Eduard Campos (PMDB) = 34%
RJ - Cabral (PMDB) = 26%
RGS – Yeda (PSDB) = 9%.

PS: Sempre é bom lembrar dos escândalos em que se meteu Duciomar Costa antes de ser reeleito Prefeito de Belém nas eleições do ano passado. E de Lula no plano Nacional. Treino é treino e jogo é jogo!

Nenhum comentário: