segunda-feira, 23 de março de 2009

Serra ganha em 2010?

O candidato tucano José Serra, favorito nas pesquisas para a sucessão de Lula, vence as próximas eleições presidenciais, segundo Montenegro, presidente do Ibope. A notícia saiu no Ex-Blog do César Maia deste final de semana, mas contém uma pergunta implícita: estamos mesmo sem alternativas ao poder em 2010?

Não creio tanto nesta afirmativa. Em 1994, com a eleição de Fernando Henrique, quem imaginaria que surgiria um candidato com o desempenho dele? A moeda da eleição daquela época foi a criação do Plano Real. Mesmo com o PT alardeando aos quatro cantos que o plano era eleitoreiro e logo se criaria um outro plano para o país, como os anteriores (o que se provou não ser verdade), o candidato foi para o segundo turno com Lula e o bateu. A questão é: mesmo com a crise do tamanho que está, Lula ainda tem uma bela popularidade. E com o caso dos sucessivos escândalos de corrupção, ainda assim, consiguiu se reeleger.

Lula, para mim, é um exímio contador de histórias. Para mim, ele parece com aquele cara do filme que diz que passou uma vida inteira correndo e, embora alguns não acreditem, ele convence muitos. O presidente de honra do PT é assim: Sempre é o último a saber (ele não sabe de nada), mas com a imagem de probo e honrado. E a história a gente já sabe.

Quando o congresso era um mar de corrupção, o presidente acusado de todos os lados de ser o principal envolvido nos esquemas de desvios de dinheiro, ainda assim quase "passa" no primeiro turno, fato inédito desde o advento da Reeleição. Então, com esse histórico, o presidente não pode simplesmente ser ignorado. Ou seja, se o presidente diz que faz o seu sucessor, não será o Montenegro que desfará.

Depois de Lula, eu acho que até boi voa. E, sinceramente, não creio que ele não faça o seu sucessor. OU que, no mínimo, ele seja um adversário "pedra no sapato", ao contrário do que diz o presidente do Ibope.
Quem viver, verá!


Eis a íntegra da nota, para os que não assinam o Cesar Maia:

MONTENEGRO, DO IBOPE,

DIZ QUE SERRA GANHA EM 2010!

1. Bem, pelo menos é o que dizia o blog de Ricardo Kotscho, ex-assessor de imprensa de Lula, em 30 de setembro de 2008. Vejamos:

2. "Serra caminha para uma vitória contra Dilma em 2010, eleição em que, na sua opinião, só dois candidatos fortes deverão concorrer. As previsões acima são de Carlos Augusto Montenegro, 54 anos, que desde os 20 comanda o Ibope, maior instituto de pesquisas da América Latina. Na sucessão de Lula, Montenegro acredita que a ‘bola da vez’ é o governador paulista José Serra, assim como me dissera, no início da campanha de 2002, fez questão de lembrar, que a ‘bola da vez’ era Lula , e como sabemos, acertou."

3. "Por um motivo principal: desde o trauma Collor, o eleitorado brasileiro não elege mais candidatos fabricados, mas apenas aqueles que têm um currículo, uma história de vida política. Na opinião do presidente do Ibope, o PT ficou sem um candidato natural, com currículo e história, após a perda de suas principais lideranças na crise do mensalão. E agora restaria pouco tempo para construir um nome forte para concorrer com Serra."

4. "Na sua avaliação, as chances de Ciro Gomes são de 0% porque ele não será o candidato de Lula e há uma ‘fadiga de material’ sentida pelo eleitorado por sua participação em campanhas anteriores: ‘O maior adversário do Ciro é o Ciro’. ‘Não vai dar tempo de fabricar um outro candidato daqui até 2010’, afirma com convicção, sem pedir off na conversa. Montenegro baseia sua análise no favoritismo do tucano em dois fatores: o seu currículo político (secretário estadual, deputado federal, senador, prefeito, governador) e, principalmente, no seu trabalho no Ministério da Saúde durante o governo FHC.”


Nenhum comentário: