segunda-feira, 2 de março de 2009

Big Brother Falsidade


Ou porque o programa da Globo é uma furada


Pouco me faço assistir a algum programa televisivo pela absoluta falta de tempo para tal atividade. Ainda mais estes que exigem alguma interatividade para alguma coisa, de forma que possamos alterar o curso normal das coisas. Desta vez, por causa da namorada, me obriguei a assistir o Big Brother Brasil. E vi um Big Brother Falsidade.

Já conhecido dos telespectadores da emissora carioca, o Big Brother, em sua nona edição, conta com personagens brasileiros que participam enviando vídeos para que suas participações possam ser aprovadas pela direção e estes possam ser alçados à condição de "premiados" em uma disputa cujo prêmio é a quantia de R$ 1 milhão.

Balela pura. Quem acredita nos resultados em que o telespectador opina por livre e espontânea vontade pode estar enganado. E o paredão marcado pela presença de suas "sisters" deste domingo foi a prova do que eu digo. Bastava olhar a programação durante os comerciais, onde um apresentador mostra o clima da casa e de quem os telespectadores querem que saiam.

UM COMERCIAL INTEIRO

E lá estava a direção da globo, mostrando, de forma escondida (O site Propaganda Subliminar define isso como "A arte da persuasão inconsciente") que o eliminado deveria ser Mirla, apelando ao público que "livrasse" a outra sister. Ora, se a intenção é promover um vencedor, que se elimine a participação popular!

No comercial, que sempre divide de forma igual o tempo para que se apresentem as defesas das pessoas que estão no paredão, usar o tempo todo para promover a outra candidata pode parecer justo para alguns. Mas nem para todos. Tudo bem também que estavam em cima da votação e que isso, teoricamente, não influiria no resultado do programa. Mas será mesmo?

Sempre fui contra aqueles que vociferavam contra a Globo. Achava (e ainda acho) que o controle remoto é o instrumento mais eficiente de democracia na escolha do que assistir e do que não assistir. Porém, acredito que a atitude da emissora foi, no mínimo, injusta com o caso. Poderiam ter dado tempo igual para que familiares de Mirla a defendessem do paredão, como cabe a qualquer atitude que se diga "democrática", por assim dizer.

Ainda tem mais. Dentro do programa, a sister que não foi eliminada ainda ganhou uma viagem para qualquer lugar. Isso antes da votação que eliminaria a paraense. O que se sucedeu, Bial?

Para piorar (e justificar o subtítulo deste post), nada pior que a falsidade das pessoas que ficam dentro da casa, depois que um colega por ventura sai. Passa-se uma semana inteira escolhendo quem vai ao paredão e, mesmo com todas as observações que se fazem dentro da casa, de forma individual, ainda se têm o disparate de dizer: "você vai se dar bem", "eu amo você", "boa sorte" e "valeu por tudo, amigo" e tudo o mais que a sem possa imaginar.

Pouco antes da situação, observava-se um outro participante do Big Brother pedir desculpas por seu comportamento dentro da casa. Alegou que tudo o que acontece dentro da casa é uma coisa e fora, outra. Disse ainda que seu pai chamaria sua atenção: "Não foi essa a educação que lhe dei". Dá para entender a falsidade?

Bom, até entendo que a luta por dinheiro desperte a cobiça de todos dentro da casa. Eles se dizem "jogadores" de um jogo fajuto. Quem ganha, afinal, com o BBB? O pessoal da Endemol (por ter criado) e da Globo (por ser responsável aqui) têm a palavra — ou como funciona o jogo?

Não quero culpar a Globo de forma indevida. Menos ainda a Endemol, que criou o jogo e licenciou sua cria para a Globo o que, por si, já elimina a responsabilidade da empresa holandesa. Mas acho que as pessoas poderiam ter mais informações de como as regras são decididas dentro da casa. Fora os participantes, que devem decidir por suas próprias consciências.

Independente de qualquer responsabilidade, independente de qualquer questão que se queira levantar quanto a responsabilidade da Globo quanto ao resultado do paredão desta semana (que pode ser apenas uma leviandade minha), comungo da idéia de que ninguém mais deveria assistir ao tal programa da Globo ou mesmo o seu homógrafo, do SBT.

Estamos entendidos?

Nenhum comentário: