quarta-feira, 3 de junho de 2009

As últimas do louco bélico

Antigamente, a moda era sempre criticar os EUA por sua política belicista. Os Estados Unidos interviam em tudo, segundo a visão de alguns. Hoje, esta visão cabe apenas ao louco Kim Jong-il, o mais róximo de iniciar a terceira Guerra mundial. Mas nós já vimos este filme: ele acaba com o regime e gera a repulsa do mundo e pode acabar por tirar o poder do país como uma soberania. Ou seja, os interesses de Pyongyang podem estar morrendo no nascedouro. Enquanto ele não estiver fazendo mal a mais ninguém, poderá acabar o seu povo.


Fala sério: ele não parece doente mental?


É certo o que se faz naquela região do Globo? Não, claro que não. Para quê um governo dito "Democrático" (aliás, governos comunistas podem ser qualquer coisa, menos democráticos) precisa usar de armas para se auto-afirmar? Kim Jong-Il não consegue mais que a repulsa internacional ao fazer isso. Mesmo os governos afins ao seu modo político de governar.

Vamos fazer algumas observações sobre o modus operandi do governo de Pyongyang: Autocracia é um modelo de governo em que ele mesmo se governa. Um tipo de governo que não espera nada do legislativo. Apenas uma pessoa manda, assumindo as feições do Legislativo, Executivo (ao qual já está atrelado) e Judiciário. Quando um governo se torna autocrático, ele passa a ser um perigo profundo, porque ele não tem mais limites. Ele mesmo se julga. Ele mesmo cria as leis. É a volta no tempo, na Idade Média. Você não precisa se preocupar se ele vai seguir suas leis. Você só precisa se preocupar com duas coisas: Ou você se entrega a ele, permitindo que este mande ou desmande tudo o que você faz; ou foge, antes que ele casse a sua liberdade. Uma bala para quem der três exemplos onde eles são encontrados. Acertou quem falou em Coréia do Norte, Venezuela e Cuba! esta última está um pouco fora, apenas na teoria. Na prática, são países politicamente iguais.

Mas eles se travestem de democratas. A democracia está vestida de seriedade. Para ser uma democracia, um país deve, obrigatoriamente, oferecer a possibilidade a outro governo assumir em períodos semelhantes. E não deve, sob nenhuma hipótese, permitir reeleição ilimitada ou que mostre alguma forma, externa, de que o executivo não muda. Outra caratcerística que forma a democracia é a possibilidade de três poderes distintos: Executivo, Legislativo e Judiciário. Se falta apenas um desses poderes, logo falta democracia. Do Grego: "Demos" (povo) e "Kratos" (governo, poder). A Democracia ainda tem uma outra faceta: A transparência nos atos administrativos. Mas isso veio com a ética. Democracia aceita a falta dela? Aceita, mas destitui do poder aqueles que se valem dessa falta. A isso, damos o nome de Moral. Complexa essa democracia... Mas simples de se identificar: Como diriam os pensadores, a democracia é um sistema injusto, porém é o que de melhor já se inventou até hoje em matéria de política.

Ocorre que as pessoas que estão na Coréia, hoje, devem estão tão longe da realidade do mundo hoje que não sabem o "rabo" em que estão se envolvendo. Aliás, eles, não. O seu "grande líder", Kim Jong-Il. O problema é que só quem sofre são eles. Os governos, em última instância, podem fugir. Por isso deveríamos impor limites aos nossos governantes: eles podem fazer a besteira que quiserem e depois deixar a conta para que nós paguemos. É justo pagarmos pelo que não concordamos?

Ao que parece, governos antidemocráticos tem pululado no mundo. Elas cobram mais caro do que realmente valem. E o que quero dizer com caro? Ao seu ver, o que lhe pode ser mais caro nesta vida? Um carro? Um apartamento? um iate? uma aeronave??? Que tal se você pensar em vida e em liberdade? É disso que falo. Sem liberdade, nada feito para mim. Logo, esquerda não combina com nada senão com oposição. E jamais deveria sair dali.

Quanto ao louco bélico, um alívio: Logo ele morre e acabamos com tudo isso...

Agora acreditem: Não podemos mandar para lá sequer um embaixador. Não pela situação do país, mas porque o presidente autocrata do país não deixa qualquer porta aberta.

Quer mesmo matar a todos e a si mesmo.

Nenhum comentário: