segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vários caixas. Só um funciona.

Às vezes eu penso que se investe muito esforlo para não resolver nada. Que se digam os clientes dos bancos, principalmente os públicos. Aliás, quem depende de serviço do governo fica ao Deus dará: SUS, INSS, Bancos... Hoje foi o meu dia de reexperimentar isso.

Minha conta bancária é da Caixa Econômica. E hoje, infelizmente, precisei efetuar pagamentos diversos. Qual não foi a minha surpresa ao perceber que apenas um caixa funcionava, apesar de que existem na agência onde eu me encontrava outros 3 caixas livres (um dedicado a idosos e pessoas com crianças de colo que, a certa hora, deixou de funcionar). E gente era o que mais tinha.

Depois de algum tempo dentro da agência, resolvi ligar o cronômetro do meu relógio para verificar o tempo que gastaria com o banco. Ainda tinha outras pendências a resolver depois de sair do Banco. Quando isso aconteceu, o cronômetro marcava 1h. Imaginem que eu entrei antes das 15h e saí um pouco depois das 16h - cinco minutos, talvez. É muita incompetência. Ou nossa ou deles. Nossa por aceitar esperar esse tanto de tempo de uma instituição pública. Deles porque se trata de um banco mantido com dinheiro público. Pior: Se reclamamos nem mesmo direito nos é dado...

Estivesse eu em um Bradesco da vida, já tinha saído antes mesmo de 45 minutos (há uma lei que regulamenta que o público deve esperar, no máximo, esse tempo na fila). E olhe que o banco privado tem muito mais gente na fila que o público. Mas, não. Estava em uma droga de banco do Governo. O que eu penso às vezes é porque as pessoas que se candidatam a um emprego o fazem quando parecem não precisar dele... Não que não precisem trabalhar, mas porque não tratam bem o cliente. Seja ele em uma instituição pública ou privada, às vezes o tratamento é o mesmo: Desdém. Pouco caso com o cliente. E você encontra isso em qualquer banco estatal. Os dois federais e todos os estaduais.

Eu queria saber dentre os leitores, quem nunca passou por um problema desses no banco. Quando você não teme nada no futuro, isso pode ser bom, por um lado, mas é muito ruim por outro. Porque sempre que você não precisar fazer nada para melhorar o seu trabalho, você se acomoda. E, assim, pode ser que você se enquadre naquele ponto: "O ócio é a morada do demônio"... Você fica parado e... Entende?

Por outro lado, quando você precisa se reinventar para manter-se no mesmo lugar, isso leva você a pensamentos criativos. Isso leva você a fazer a humanidade se reinventar, porque pode descobrir algo novo. Isso leva você a levar as pessoas a um outro modo de ver tudo, a se reinventarem. Tudo de bom acontece quando você está se mexendo para aprender e não ficar para trás.

Não aceito mais ser lesado. O problema é que ninguém mais vai me acompanhar no pensamento "revolucionário" de reclamar quando a pedra estiver apertando no sapato. E apertando assim podemos ficar moucos qualquer dia. Porque todo mundo fala um pouco, reclama um pouco e ninguém entende o porquê da reclamação. Deveríamos cantar em uníssono. Quem tem a necesidade de mentir é o governo. O povo, ao contrário, tem a necessidade da verdade.

Que tal pensarmos com silogismo? É uma boa idéia!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é, meu amigo, assim como você gostaria de poder encontrar mais uns dez para fazer valer a lei. Mas, é isso mesmo, já ando meio cansada de "brigar" sozinha quer nos bancos govenamentais, quer em outras instituições. Vou acabar morrendo sem ver a lei cumprida.
Um grande abraço.