segunda-feira, 8 de junho de 2009

Receita para crescer: Cortar impostos

"A pergunta deve ser, como vamos voltar a gerar crescimento. Nós (CDU) não queremos aumentar a carga tributária sobre as pessoas que reativarão a economia. Para crescer de novo, necessitamos mais motivação, um equilíbrio entre salários e lucros e isso inclui reduzir os impostos. Baixar os impostos agora é porque se trata de ter uma perspectiva de crescimento".
ANGELA MERKEL
Primeira Ministra da Alemanha
El País.


Está certa a primeira ministra alemã. É o que a tempos defendemos. Menos impostos significa mais riquesas geradas. Menos imposto é menos espaço para a corrupção. Menos imposto é mais dinheiro para o governo. Menos, portanto, é mais!

Afinal, não podemos apenas acreditar que o governo brasileiro pode fazer mais apenas porque tem mais dinheiro em caixa. Eu, por exemplo, não sei se estou na plena faculdade de meu juizo, mas sempre me bate uma curiosidade: Porque, nos EUA, as pessoas compram coisas mais baratas e recebem bem mais dinheiro que os brasileiros? É uma pesquisa diária que faço para chegar ao ponto de que somos mesmo o país onde o governo faz menos e cobra mais em todo o mundo. E onde mais se manda na vida das pessoas, mesmo se considerando nações comunistas, as que se dizem mais progressistas (aquelas que abriram um pouco para o capitalismo e democracia).

Vamos fazer um comparativo básico entre dois produtos típicos dos dois países para vermos onde eu estou errado e onde eu estou certo? Não preciso pesquisar muito: Gasolina e Computadores. Vamos pesquisar uma configuração bem pesada para mostrar o que estamos perdendo nessa batalha toda. Para que não fique sombra de dúvida sobre o que eu estou procurando, publicarei os endereços das empresas e vocês poderão conferir "IN LOCO" o que eu digo.







Primeiro os computadores. Quanto custa um computador moderno, HP Pavilion a6707c. No Brasil, usaremos, para efeito de comparação o site da empresa Americanas e nos EUA, o site da empresa J&R. O que será que vamos encontrar? Enquanto nos EUA podemos comprar um PC de marca por meros R$ 700 (se considerarmos o câmbio a R$ 2) e aqui, computador semelhante (não o mesmo modelo, pois não o encontrei) não sai por menos de R$ 1600. E olha que eu nem estou colocando o modelo equivalente (o modelo americano é melhor, apesar da marca).

Agora vamos ao petróleo. O galão de gasolina nos EUA (a medida equilave a 3,7854 litros) custa a módica quantia de R$ 7,57. Sabe quanto custa a mesma medida, em média, no Pará? 10,60. Isso equivale a afirmar que um liro de gasolina nos EUA custa R$ 1,99, aproximadamente. Os impostos são muito mais baixos por lá. Não quero mostrar as comparações mais óbvias: O dinheiro pago aos trabalhadores americanos (o salário) e o preço de um automóvel zero km. E neste caso, preços mais baixos lá equivalem a modelos que, aqui, batem a casa dos R$ 100 mil.

Porque ainda sofremos com o padrão da nossa política? Porque ainda pagamos para o fiasco da nossa economia? E a mais crucial: Porque não fazemos nada para mudar isso tudo?

Uma pergunta para nós respondermos... No que depender de mim, eu mudava isso tudo agora mesmo. Para melhor!

Nenhum comentário: