quarta-feira, 24 de junho de 2009

Princípios da propaganda Lulista

SIMPLIFICAÇÃO OU DO INIMIGO ÚNICO.
Adotar uma única ideia, um único símbolo (PAC). Individualizar o adversário em um único inimigo.

MÉTODO DO CONTÁGIO
Reunir diversos adversários em uma só categoria, em uma soma individualizada.

TRANSPOSIÇÃO
Carregar sobre os adversários seus próprios erros e defeitos, respondendo ataque com ataque. Se não podes negar as más notícias, invente outras que as distraiam.

EXAGERAR E DESFIGURAR
Converter qualquer história, por menor que seja, em ameaça grave.

VULGARIZAÇÃO
Toda propaganda deve ser popular, adaptando seu nível ao menos instruído dos indivíduos aos quais se dirija. Quanto maior a massa a convencer, menor o esforço mental a realizar. A capacidade receptiva das massas é limitada, sua compreensão escassa e tem grande facilidade para esquecer.

ORQUESTRAÇÃO
A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de ideias e repeti-las incansavelmente, apresentando-as uma e outra vez, de diferentes perspectivas, mas sempre convergindo para o mesmo conceito, sem fissuras nem dúvidas.

RENOVAÇÃO
Emitir sempre, informações e argumentos novos a um ritmo tal que quando o adversário responda, o público já esteja interessado em outra coisa.

VEROSSIMILHANÇA
Construir argumentos a partir de fontes diversas, através de informações fragmentárias.

SILENCIAÇÃO
Encobrir as questões sobre as quais não tenha argumentos e dissimular as notícia que favorecem o adversário, contraprogramando com a ajuda dos meios de comunicação afins.

TRANSFUSÃO
A propaganda sempre opera a partir de um substrato preexistente, seja uma mitologia nacional, ou um complexo de ódios e preconceitos tradicionais. Trate de difundir argumentos que possam arraigar-se em atitudes primitivas.

UNANIMIDADE
Convencer a muita gente de que pensa "como todo mundo", criando uma (falsa) impressão de unanimidade.

Bom, se você chegou até aqui, saiba que esses são os Princípios da Dominação pela Propaganda, de Joseph Goebbels, chefe da propaganda nazista. E, que pela semelhança com o tipo de comunicação e propaganda de Lula, se não foram copiados, há uma enorme coincidência.

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