segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sobre a pesquisa do Blog.

Eu acho que tenho um número considerável de leitores. Na última enquete, 7 votaram (não é evidência de que tenho apenas 7 leitores, nem se trata de pesquisa científica, apenas que 7 pessoas se interessaram pelo assunto). Esse resultado me animou a escrever alguma coisa sobre o assunto em questão. E a tomar como meta a publicação de outra enquete: Desta vez, sobre a Copa em Belém. Deve sair mês que vem, quando as notícias sobre a copa estiverem bastante difundidas. Uma a cada mês sobre um assunto diferente. A próxima, depois da enquete sobre a copa do Mundo, será sobre o ex-governador Almir.

A pergunta desta última enquete foi: "Esta semana a PMB demoliu a entrada e o muro dos fundos do conjunto do Basa. O que você pensa a respeito?" A resposta da maioria dos leitores foi a de que a atitude da prefeitura estava correta, quando abriu a rua. Apenas um leitor opinou que, apesar de que Belém precisa de vias de escoamento, a prefeitura agiu prematuramente ao derrubar o muro. A opinião do meu amigo leitor não está equivocada. Ao contrário, está correta. Ele defende o seu ponto de vista baseado mais em fatos do que no coração. Ele sabe que aquela passagem é extremamente importante. Mas também acredita que, assim como todo mundo tem o direito de querer mais uma via (e ele nem morava no conjunto do basa), ele também acredita no direito adquirido do pessoal do conjunto. Apesar de eu mesmo ter votado entre os outros seis que escolheram que a via deveria ter sido aberta (e não mudo minha visão da coisa), acredito que esta é a opção mais correta. Eles deveriam ter discutido mais, apesar de eu achar que se deveria chegar neste mesmo ponto.

Não sei bem ao certo de quem está com a razão. Mas vi que há um documento que prova de que o terreno, comprado à época do Banco da Amazônia (que dá nome ao conjunto não apenas por mera formalidade), é mesmo dos moradores locais. Será que isto significa que qualquer prefeito tem o direito de invadir um terreno adquirido e abrir ele à passagem de terceiros que não os moradores do local? Será que isto dá direito às pessoas de entrar em um lugar que não lhes é permitido para pleitear a posse daquele mesmo bem ou terreno?

Eu prefiro pensar que o ato do prefeito já dveria ter sido este faz tempo. Mas, será que eu estou certo mesmo? Tem vezes que eu não sei se estou certo ou se estou errado. Por isso gostaria, às vezes, que as pessoas me mostrassem o caminho das pedras. Com convicção.

Nenhum comentário: