sábado, 20 de junho de 2009

A mentira como arma

Governos são onerosos quando precisam publicar suas médias quanto a tudo. Platão dizia que eram os únicos que poderiam, sob a sentença de acalmar seu povo, usar do expediente da mentira. Mas falhou quando não especificou o quanto essa mentira pode ser desastrosa. Hoje, a mentira ajuda a macular muitos governos. Lula, Evo Morales, Bill Clinton, George Bush, Hugo Chavez...

Mentiras ludibriam porque ajudam a passar apenas o lado bom das coisas, escondendo o que for ruim. E os governos usam isso para trazer esperança aos seus governados. O povo, sentindo-se mais feliz, deposita neste mesmo cidadão a sua porção de confiança. Esta, se trazduz em números, o que não significa que seja exatamente a verdade. Retrato fiel mesmo não é. Vejam: Bill Clinton foi eleito presidente e o escândalo que ele quis jogar para baixo do tapete maculou sua imagem. Bush disse que o Iraque tinha armas de destruição em massa e guerreou contra este país, usando um arsenal bélico fantástico. Mentiras são usadas para disfarçar outros regimes, mas como eles são "eternos", nem adianta fazer aparecer a verdade. É o caso dos governos Hugo Chaves, Fidel Castro e Kim Jong Il.

Mentir significa o mesmo que achacar. Jesus Cristo disse que a verdade liberta. Mas o que significa a verdade? É uma linha de pensamento? É uma sentença?

Não é tão simples dizer que a verdade é um fato. Fatos nem sempre são a verdade. Um fato pode ser contado de diversas maneiras, mas apenas uma dessas versões é a verdade. É o que aconteceu realmente. Poderia dizer que a verdade é a realidade. Mas a verdade é bem mais profunda. A verdade é a palavra imutável do criador, que não pode mentir. A verdade é aquela coisa que se torna real, embora nem sempre o que é real pode ser verdade. A verdade é um código de informações que se pode verificar tempos depois sem que haja perda da informação.

Entretanto, esta semana li uma mensagem de um leitor que disse apenas que o PIB da Venezuela cresceu 0,3%. Como verificar se esse índice é realmente confiável se a única forma de verificar isso seria computando o gasto governamental em uma época de crise?

Hugo Chavez perdeu muito dinheiro com o petróleo e teve que cortar gastos em seu país. Responsável por mais de 70% da construção do PIB interno, o Petróleo teve um déficit de mais de 50%. Isso falando da cotação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). O petróleo tinha superado a barreira dos US$ 100 o barril quando caiu para menos de 50. Como justificar que o PIB venezuelano tenha subido? Ou os números são velhos ou então são fabricados. No caso do país governdo por Chavez, podemos acreditar tanto em uma afirmativa quanto na outra. Mas nunca saberemos a verdade.

Porém, ainda prefiro acreditar na minha explicação.

Ao amigo leitor, que me apresente as suas...

Nenhum comentário: