terça-feira, 9 de junho de 2009

Noticiário: Só coisa ruim!

Esta semana, uma avalanche de notícias ruins invadiu o noticiário, mas duas se destacam: Primeiro, que estamos em Recessão. Segunda, o desconto no IPI de carros novos vai acabar. Pelo menos foi o que afirmou o ministro Mantega, numa clara ação do governo contra o crescimento do PIB. Para o Ministro, a indústria já dá sinais de que se recuperou da "marolinha" da crise econômica.

Para quem não sabe o que significa, Recessão é uma situação em que a atividade econômica diminui seu ritmo por um período (para alguns economistas, mais de três trimestres consecutivos). Uma recessão é considerada menos grave do que uma depressão, que é uma situação de grave crise econômica, em que o crédito desaparece, o desemprego explode, as falências se multiplicam, o comércio internacional e o investimento encolhem e as moedas se desvalorizam por longos períodos. Uma depressão é uma forma grave de recessão.

Para o nosso ministro, estamos em um período de recessão técnica. O fato de ser técnico é apenas por ser de duração menor que três meses, como vemos anteriormente. Mas ninguém sabe se essa recessão se tornará uma Depressão. A possibilidade de isso acontecer é real. Não podemos descartar essa possibilidade. Ao contrário do que noticia o ministro, industrias estão fechando. Empregos estão sendo fechados. Oportunidades são jogadas fora todos os dias. Por culpa da crise financeira apenas? Não. O Governo gasta muito e mal. Isso por si eleva o custo do dinheiro para o povo, que é quem movimenta a economia. Isso sem contar que uma empresa dá para o governo 52% de tudo aquilo que ganha. Claro que muitas não pagam, mas essa é a regra.

Como apostou Angela Merkel, da Alemanha, a solução pé cortar impostos ou diminuir sensível e ferozmente a burocracia. Atualmente passamos 6 meses apenas para abrir uma empresa. E depois desse ponto, só 32% das empresas sobrevivem mais de 5 anos. Porque o governo continua agindo assim?

Depois as pesoas falam que o capitalismo é que mata...

Nenhum comentário: