quarta-feira, 10 de junho de 2009

Vitória do PPE (Centro-direita) nas euroeleições.

A Explicação:

1. Os analistas vêm dando suas explicações para a vitória do PPE nas eleições do último domingo. Uns entendem que é a maior confiança neles em função da crise. Outros, comparando com a crise de 29, dizem que é um ressurgimento da extrema-direita. Outros afirmam que há uma entressafra de lideranças social-democratas e de esquerda, dando como exemplo o desmonte do partido Trabalhista no Reino Unido, passando pelas lideranças de terceiro time do partido socialista francês, até a saída da ala esquerda do SPD da Alemanha.

2. É fato que à crise e ao desemprego correspondem reações contra as migrações, e isto explica o crescimento da direita nacionalista.

3. Antonio Estella, professor de direito da Universidade Carlos III, de Madrid, em artigo no El País, de 09/06, prefere outra explicação. Mostrando que as políticas econômicas dos partidos de centro-esquerda e centro-direita são cada vez mais parecidas. Sublinha que os partidos convergem para o centro, se indiferenciam e com isso sobressaem as lideranças de maior peso, que hoje são as de centro-direita. Diz ele:

4. "Existem explicações mais estruturais. Primeiro a idéia que existe uma grande dose de convergência política entre partidos. Segundo, a facilidade com que os partidos de esquerda assumiram programas de corte liberal. Adam Przeworski, em 2001, disse que ‘o que se observa e ocorre na prática é que Governos de direita mantêm as políticas de seus predecessores de esquerda, e vice-versa’. Tantas vezes um partido de oposição ganha a eleição com um programa diferente, mas, uma vez no poder, segue com as mesmas políticas do anterior. O que é realmente importante, neste âmbito estreito de margem para a inovação política, será estabelecer o tom, ou seja: quem inova e quem copia aquele que inova."

Nenhum comentário: