quarta-feira, 8 de abril de 2009

Copa em Belém???

Pelas terras tupiniquins, tudo vai bem. Exceto pela copa de 2014, onde os observadores da Fifa fazem viajens país adentro querendo ver se encontram as cidades-sede para os jogos do maior evento futebolístico do mundo. Entre todos os estados, alguns se esforçam em fazer de suas capitais verdadeiros canteiros de obras. Aqui, entretanto, as únicas obras são tuteladas pelo governo do Estado na Perimetral. Dizem que haverá outras, entretanto só a Perimetral recebe investimentos neste momento.

Na minha cabeça uma dúvida paira sobre uma nota que li tempos atrás na Veja. Na coluna Radar, página 52, edição 2098 (capa é do Robinho), onde se lê a nota "Lula pede por Belém", fico imaginando o que acontecerá com a capital do meu estado. Das duas coisas, uma pode acontecer: Ou Belém será automaticamente a subsede amazônica da competição ou não será nem isso, algo como um centro de treinamento de alguma equipe classificada paraa Copa.

Dai volto um pouco no tempo e lembro o que aconteceu quando Lula apoiou o seu time do coração, o "Curinthia": Queda para a segunda divisão. Foi uma maré de fracassos do alvinegro paulista que teve que esquecer aquele ano e jogar tudo para outro lado e lutar para não cair ainda mais. Mesmo com uma grande e talentosa equipe, diga-se. Numa sucessão de erros, não sei se provocada por Lula ou se uma "energia negativa" emanada do presidente, coisas que elepôs a mão foram condenadas. Veja se não seria o caso de se colocar as barbas de molho. Quem olha pode achar coincidência, eu, entretanto, não acho:

:: Com o título de "Lula revela que quis tomar banho de petróleo do pré-sal", o jornal Estadão mostrou que Lula não entende mesmo de muita coisa. "Eu queria tomar um banho de petróleo. Mas o Gabrielli (José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras) me disse que não podia", afirmou o presidente. A questão nem tanto é o desejo do presidente quanto ao petróleo, mas pela cotação do nosso 'ouro negro', que, pouco após o presidente colocar a mão no líquido precioso, a comoddite despencou nos mercados. Pensem: era a salvação do Brasil e virou uma dor de cabeça para a Petrobras...

:: Gustavo Kuerten, o Guga, resolveu presentear o presidente Lula com uma raquete. Na ocasião, o tenista brasileiro já havia sido premiado com o título de campeão de um grande torneio internacional. Os brasileiros estavam radiantes, até, com a performance do tenista! Foi o único que venceu. Antes, Guga havia vencido até grandes nomes do tênis internacional, como Kafelnikov, Federer, entre outros. Dai ele resolveu presentear o presidente com sua raquete. Ai ele começou a se dar mal. Até a derrocada final de sua carreira de tenista. Se foi culpa do presidente, não sei. Mas fica a imagem de que o pé frio de Lula ajudou a complicar a imagem do Guga...

:: As ligações com o sobrenatural maculam tanto a presença de Lula em eventos assim que, recentemente, depois de uma campanha melancólica, o técnico Felipe Scolari deixou o chelsea. O que eu não sabia (ou não lembrava) é que o presidente também recebeu o brasileiro desgraçado pelas urucubacas palacianas, este presenteando-o com uma camisa autografada do Chelsea. Numa campanha onde o time inglês não venceu um único clássico, a despedida não podia ser mais melancólica. E depois falam que a culpa é do Scolari. Será mesmo??? Eu acho que não!

:: Lula também ajudou a minar a imagem de alguns artistas. Popó, Alexandre Pires, Lenny Kravitz, Roberto Carlos (o lateral da Seleção)... Qual foi a última vez que se viu esse pessoal na mídia? Alexandre Pires aparece raramente nas emissoras e horários de menor audiência, como Band e Record. O roberto Carlos, não o vejo desde a copa. Popó é outro. O que eu digo dos seus amigos que acompanhavam de perto: que o presidente é um prestidigitador e os fez sumir O que eu digo para o presidente? A imagem pública dele não é a mesma.

Muitas outras "coincidências" aconteceram ligando o presidente Lula a trágicas ocorrências no esporte, na política e na economia. Certa vez, lembro que o presidente falou em uma entrevista, não lembro se em um jornal ou revista, que não gostaria de ter estado na cadeira de presidente durante a crise do Real, como esteve Fernando Henrique. Ele falou que não saberia o que fazer diante dos ataques especulativos na moeda brasileira. Imagina, senhor presidente, que a crise agora é internacional!!! E o senhor está no cargo... "Eis que estou à porta e bato" (Ap, 3:20)

Agora, a obra do presidente é transformar o país em uma imensa competição, que é a copa do mundo. Tudo bem. Ele ganhou a copa com a desistência de outros países. Agora, porém, as coisas são diferentes. Quem decide é a turma da Fifa (Fédération Internationale de Football Association, no original em inglês). E o presidente, ainda que leve-se em conta a "popularidade" dele no mundo, isso não muda em nada se a Fifa não quiser realizar jogos em mais de 10 cidades brasileiras. Digo, em mais de 10 cidades-sede.

E o presidente quer decidir pelo suíço Joseph Blatter...

Deveria deixaresse lance de decisão dos locais das copas para o pessoal da Fifa. É melhor!

PS: Para atualizar esta nota, que jazia na gaveta faz 1 mês, quero afirmar que Belém não estará na lista de cidades-sede. Pelos projetos, Manaus está muito mais bonita e aparece muito mais na foto que Belém. Escrevam o que eu digo para me cobrarem depois: BELÉM NÃO ESTARÁ NA LISTA.

Nenhum comentário: