quinta-feira, 2 de abril de 2009

Crise no estado do Pará

Conforme adiantado por este poster em matéria redigida tempos atrás, o estado está mesmo em vias de demitir gente. O PT, que antigamente só verberava sobre aumento de salários e empregos, agora precisa falar a verdade. E o que é a verdade?

Todos os jornalistas sérios que conheço sabem de uma coisa, pelo menos: Verdades acabam amizades. Mentiras ajudam a ganhar dinheiro e poder. Era assim na época dos antigos Mecenas, como Lourenço de Medici, patrono da arte. Chegou-se a tanto que Galileu inventou um aparelho para que um mecenas pudesse ver as estrelas que haviam surgido nos céus para ele, batizadas com o nome de cada um de seus 4 filhos. Claro, uma mentira criada para lhe dar poder. E claro, desde muito antes, mentiras trazem poder ao contrário da verdade.

Hoje, na crise econômica que habita o nosso dia-a-dia, mentiras valem mais que simplesmente poder e dinheiro. É o que parece que foi usado quando o PT logrou-se vencedor do sufrágio. Logo nos primeiros atos, o governo estadual mandou ver na publicidade: "Salário cresce mais que inflação". Hoje, tem gente reclamando a verdade nos contratos, uma vez que há gente recebendo valores inferiores ao salário mínimo. E a publicidade anuncia que vivemos em uma terra de direitos...

A quem desinteressa a luta pela anunciação da verdade? Sempre desinteressa a quem tem poder. No projeto de criação do Conselho Federal de Jornalismo, o presidente queria que apenas fossem anunciadas as notícias que fossem do interesse do governo federal. Porquê? Por que lhe trazem mais poder, faz com que a publicidade encontre mais eco na imprensa. E se, sempre o que o governo falar for verdade, massificando-a com a publicidade oficial, não teremos mais crises, nem roubos, nem medos. Só que todos sabemos que isso não é verdade.

A verdade, diga-se, é o produto dos fatos. Tudo aquilo que sabemos que vai acontecer - e acontece -, as coisas que já passaram pela realidade do hoje e agora pousam sob a sombra do ontem e que jamais deixará de ser. Como diz a Bíblia, "a verdade o libertará". E, como o contrário de seu antônimo, a mentira escraviza. Obriga as pessoas a serem sempre as mesmas enganadoras, falsas como uma cédula de R$ 3, obriga a contar cada vez mais mentiras e, ao final, transforma seu passageiro em uma figura histórica sem valor. Valor que, diga-se, seja verdadeiro desde a concepção. A falsidade não é um valor ao qual devamos respeitar.

Façamos assim: Sempre que surgir uma questão, colocamo-la às vistas da lei. Quando o interessado sempre for um governante ou aspirante à tal, devemos questionar seu valor. Quando houver algum interesse em macular a verdade dos fatos, sempre teremos que investigar o que acontece verdadeiramente, por debaixo dos panos, ainda que seja. E tenhamos a coragem em divulgar o seu valor. Sejamos francos: A verdade nos faz mais nobres.

Ou, como diria o profeta, a verdade nos aproxima de Deus, assim como quando perdoamos alguém por alguma coisa.

Nenhum comentário: