quarta-feira, 1 de abril de 2009

Gasolina: Em alta no Brasil e em baixa no mundo

A vantagem de ter um governo populista,como o do sr. Lula da Silva é que, com o balanço da economia desfavorável, ele sempre arruma uma maneira de fazer ela ficar melhor para nós. A desvantagem é que, sempre que há um ar de bonança nos mercados mundiais, há a necessidade de ganhar aquele dinheiro que deixou de entrar quando ventos instáveis sopravam para este lado, gerando turbulência.

Hoje chega a notícia de que o que estava ruim pode ficar ainda pior. Uma mexida do governo estadual no cálculo do ICMS, faz os combustíveis aumentarem cerca de R$ 0,07, acrescimo de cerca de 2%. Um combustível que fica mais barato vez por outra no mercado mundial, ainda encontra uma maneira de ficar mais caro no Brasil. É, o governo do Pará fica no vermelho gastando exorbitantemente e a maneira de recuperar estes investimentos é cobrando mais e mais do contribuinte. O jeito é deixar de andar de carro e comprar uma bicicleta. Com o combustível nesse patamar, proibitivo, é o jeito para economizar mais dinheiro nessa crise em que o mundo está mergulhado.

E esperem mais medidas desse tipo. Com a arrecadação em baixa, a medida encontrada pelos governos populistas é isso ai: Aumentar impostos e dar mais dinheir aos pobres, via bolsas qualquer coisa. Só não esperem, com estas medidas, uma melhora no cenário da economia local. Porque quando há um aumento desses aqui, as pessoas arrumam um jeito de economizar dinheiro andando menos de carro e isso se reflete nas contas públicas... E por ai vai.

Nenhum comentário: