terça-feira, 21 de abril de 2009

Operação Castelo de Areia: Uma nota.


Quem está por trás da operação que investiga a construtora Camargo Corrêa por crimes financeiros e doações a partidos políticos? Segundo leitores do site do PPS, o mais certo é que o presidente Lula esteja por trás da operação, seguido pelo seu ministro da Justiça, Tarso Genro, com 40 e 29%, respectivamente. O mais interessante é a participação da imprensa em terceiro, com 21%. As informações foram tiradas ainda pouco do site.

O que isso prova? Nada. As informações não tem cunho científico. Mas mostra que as pessoas têm verdadeiro asco
quando sabem de notícias desse tipo. A salvação do sistema democrático passaria, necessariamente, pela deposição do presidente, caso essa informação seja correta, ou seja, o presidente seja realmente o culpado. O povo pode até ser iletrado, mas não é burro.

Até pouco tempo, eu pensava que o presidente Lula seria deposto pelo voto. Depois passei a acreditar que ele é duro no páreo. É interessante achar isso, mas ouvi esta semana algo surpreendente partindo de um venezuelano (e ele não era da oposição nem partidário de nenhum dos lados da disputa eleitoral, exceto interessado em melhorar o seu país. Quando se elege uma pessoa vindo de muito baixo, como é o caso do nosso presidente, ele empobresse tanto a população e os pobres ganham cada vez mais "poder" que este acaba por se perpetuar no poder. É interessante porque às vezes penso que não há mais cérebros neste mundo — e este exemplo prova o contrário.

Mas a pesquisa é no mínimo curiosa. Partindo de um partido socialista, deveria apresentar outros resultados. Porém, trata-se de um partido que se aliou politicamente com a direita da esquerda, ou seja os sociais democráticos.

É interessante também prestarmos atenção à campanha veiculada nacionalmente na TV em horário nobre. Fala um pouco sobre esse Brasil que todos abominam, cuja tradição de honestidade e justiça vem de tempos passados. Porém, acreditando sempre que "todos" pensem como eu descrevi, um povo que é, acima de tudo, ético e honesto. E não demagogo, como parece ser o PT

Nenhum comentário: