quarta-feira, 15 de abril de 2009

Crise virou "Pânico"

E o presidente Lula, que já falou em "marolinha", hoje falou em "Pânico". O que será que passa pela cabeça do presidente? Será titica de galinha?

Quando a crise americana ainda mostrava poucos efeitos, o presidente falava em marolinha. Que seria uma marolinha que não atravessava o atlântico. Agora, que os sinais são de que a crise está por passar, talvez ele tenha aprendido que nção deveria falar quando ele não conhece o que está por vir. Agora, que a crise ameaça passar, o presidente fala essas coisas... Deveria ter aprendido.

O que estamos por ver, talvez, é um reinício da crise americana no Brasil, talvez. De forma muito pior, algumas mudanças drásticas vão exigir muito mais que simplesmente ação do Presidente, Deputados e Senadores. O emprego, por exemplo, na crise estava de uma forma e agora, quando ela parece ter ido embora, ele está completamente diferente. Nem todas as pessoas que perderam seus empregos antes da crise terão de volta os mesmos empregos ou algo semelhante depois.

Aqui, vejo que as pessoas não estão lá muito preocupadas. O mercado que menos sofreu com a crise foi o de Cerveja, que teve aumento no consumo nesse meio tempo. Mas os outros tiveram recuo. As empresas demitiram em massa. Só não foi pior porque ainda tínhamos gordura para queimar e a crise encontrou barreiras mais sólidas na economia brasileira, menos dependente do dinheiro externo.

Pois bem. Os sinais internos nos apontam algumas notícias ruins. Os empregos estão se esvaindo, em uma mostra de que o mercado já não é mais o mesmo. quem perdeu emprego pode não mais conseguir retomar ao mercado de trabalho. A falta de profissionais qualificados mostra que a falta de investimentos em educação agora é que mostra um sinal. Negativo, diga-se. E o presidente vai encontrar agora uma maré negra para enfrentar. Até os políticos deverão se renovar, buscar novas alternativas para forçar o crescimento dos investimentos em educação de qualidade, contrapondo investimentos no na educação e no social. Aliás, o social de que falo são os programas sociais como bolsa-escola, bolsa-trabalho, bolsa-estupro, bolsa-ditadura...

Coragem agora é o que vai faltar aos políticos de sempre no congresso. E eles não sabem que falta fizeram não ter mexido antes nesses setores. Dai eu volto lá no início deste blog, num post sobre educação e salários. Data do mês passado, quando falei que minha prima tinha uma professora que lhe teria dito para fazer a prova errado, esperando que a aluna que lhe colava recebesse uma nota baixa pela atitude. Pergunto eu: E a prova da aluna que teria estudado, em tese? Receberia a mesma nota da aluna que não estudou?

Bem, creio eu que os congressistas e o governo saberão dar uma boa resposta à estes problemas. Afinal, são pagos para isso.

Nenhum comentário: