terça-feira, 28 de abril de 2009

Dias piores virão

O ministro Guido Mantega relatou, nesta semana que passou, que o mundo está a beira de um colapso. No texto, ele afirma que o mundo está em chamas, dizendo que Wall Street sozinha não tinha condições de apagar essas labaredas. O certo, entretanto é que o ministro é um dos primeiros a ver com olhos desprovidos da paixão o fato de que o mundo ainda não raciocinou sobre a extensão da crise financeira que fomos acossados nestes tempos.

Um dos primeiros e mais graves sinais dessa crise é que alguns empregos são irrecuperáveis, faça o governo o que ele quiser. Porém, o mundo poderia gozar de relativa calmaria se todos fossem menos catastrofistas, ao contrário do que possa parecer a este blogger. O que relato é unicamente as coisas que vejo acontecerem. A crise institucionalizada foi prevista por mim ainda no ano passado, quando a crise americana começava a dar seus primeiros sinais. Hoje, outra crise ocupou as manchetes dos jornais: A crise da república, que pode vir a dar seu lugar a um outro sistema de governo — este o verdadeiro motivo de preocupação que os legisladores deveriam dar atenção.

ainda no final desta década, prevejo que virá à tona um grande líder que fará as pessoas entrarem nesta calmaria. O esquecimento dos dias piores está por vir. Mas isto não é exercício de futurologia. Basta lerem as manchetes: Em Belém, a vereadora Vanessa Vasconcelos é acusada de empregar sua secretária na câmara, sem, contudo, pagar-lhe os vencimentos do cargo. No Brasil, os vários deputados usam de forma abusada os recursos da câmara. Não que estes sejam errados, apenas que a crise pede que sejam mais comedidos. E, no caso, como ganham bem para não produzirem nada, poderiam melhorar um pouco seus salários e cortar os extras que acabam indo parar em seus próprios bolsos, enganando o povo.

Comparartivo da revista época mostra que o congresso americano custa mais caro que o Brasileiro. Porém, os políticos de lá não temem investigações sobre suas vidas, Sabem que, ao menor sinal de escândalo, correm risco de impeachment e preferem não corrê-lo. O contrário dos daqui, que acham que são donos de seus mandatos e de tudo o que conseguiram na vida pública. alguns são até austeros, como o ex-senador Jeferson Peres. Outros apenas mostram a capa da vergonha com que sustentam seus mandatos. Isso porque suas figuras públicas estão na cabeça de eleitores que receberam alguma vantagem.

Contando por este lado da moeda, podemos citar partidários do sistema socialista, onde se propõe esconder a corrupção (porque nesse sistema o governo não admite crítica e nem a imprensa que não a estatal) e mesmo os de direita, que não são senão lobos travestidos de coelhos. Ambos deveria ser banidos da política. Fariam um serviço ao povo brasileiro.

Agora, como recomendação ao povo, que espere que o sistema se acabe por sua própria ignorância, que continua a eleger políticos sem conhecê-los e por estes próprios cidadãos, que continuam a enganar o povo e o sistema democrático. Aliás, a democracia encontra-se sob fogo cerrado. Por este mesmo povo que não respeita as leis, mas é eleito para respeitá-las.

Deus nos salve. Deus nos livre da desgraça destes filhos da mãe...

Nenhum comentário: