quarta-feira, 22 de abril de 2009

Hoje é dia de Tiradentes


A história nos ensina que na época de Tiradentes, por volta de 1780, Joaquim José da Silva Xavier lutou contra os altos impostos cobrados no Brasil. Naquela época, Tiradentes, nome que recebeu pelo seu conhecimento em odontologia, começaria a criticar a metrópole portuguesa por causa da riquesa extraida pela pobreza em que permanescia o povo.

Tiradentes trabalhou como mascate e minerador e tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas. Com os conhecimentos que adquirira no trabalho de mineração, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos, começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão brasileiro.

Hoje, passados 217 anos, a coroa, digo, a presidência da República continua a fazer exatamente as mesmas coisas de mais de dois séculos. Promessas, promessas e mais promessas são feitas a cada 4 anos. Governos socialistas sucessivos (sim, Sociais democratas são socialistas e são a maioria dentre os últimos 40 anos de governos) são assim mesmo. Prometem e tiram de nós cada vez mais dinheiro sem devolver na forma de melhores serviços ao povo, contribuindo para aumentar a riquesa do seu próprio povo.

É a mentira expressa em palavras e promessas. Mas o povo não precisa aceitar, assim como o mártir da Inconfidência. Ele, por sua vez, fez o que podia e deveria fazer. Não aceitou o fato de ser lesado por seu governo. Pagou com a vida, mas creio que não se arrependeu. Jesus Cristo disse, no sermão da montanha: "Bem-aventurados os famintos e sedentos da justiça, pois serão saciados". além da história dele, conhecemos outra história semelhante?

Nem todos podem conhecer. Mas ela foi descrita no filme V de Vingança, cuja história se passa na Inglaterra após um governo medíocre tomar conta do País. Ensina a não temer o governo, pois que o governo é que deveria temer o seu povo. Tiradentes era meio assim. Envergonhou-se do governo que tomou conta do país mas não se envergonhou de lutar contra.

Tomara que ainda hajam patriotas neste país
Que lutem contra a tirania do poder instituido...

Mas nunca contra a democracia

Nenhum comentário: