sábado, 18 de abril de 2009

Salmo 139 (de Davi)

1-Senhor, tu me sondas

e me conheces.


2-Sabes quando me assento

e quando me levanto;

de longe penetras

os meus pensamentos.


3-Esquadrinhas o meu andar

e o meu deitar

e conheces

todos os meus caminhos.


4-Ainda a palavra me não chegou

à língua,

e tu, Senhor, já a conheces toda.


5-Tu me cercas por trás e por diante

e sobre mim pões a mão.


6-Tal conhecimento

é maravilhoso demais para mim:

é sobremodo elevado,

não o posso atingir.


7- Para onde me ausentarei

do teu Espírito ?

Para onde fugirei da tua face ?


8- Se subo aos céus, lá estás;

se faço a minha cama

no mais profundo abismo,

lá estás também;


9- se tomo as asas da alvorada

e me detenho

nos confins dos mares,


10-ainda lá me haverá de guiar

a tua mão,

e a tua destra me susterá.


11-Se eu digo: as trevas, com efeito,

me encobrirão,

e a luz ao redor de mim

se fará noite,


12-até as próprias trevas

não te serão escuras :

as trevas e a luz são a mesma coisa.


13-Pois tu formaste o meu interior

tu me teceste

no seio de minha mãe.


14-Graças te dou, visto que por modo

assombrosamente maravilhoso

me formaste;

as tuas obras são admiráveis,

e a minha alma o sabe muito bem;


15-os meus ossos

não te foram encobertos,

quando no oculto

fui formado e entretecido

como nas profundezas da terra.


16-Os teus olhos me viram

a substância ainda informe,

e no teu livro foram escritos

todos os meus dias,

cada um deles escrito

e determinado

quando num um deles havia ainda.


17-Que preciosos para mim, ó Deus,

são os teus pensamentos!

E como é grande a soma deles!


18-Se os contasse,

excedem os grãos de areia;

contaria, contaria,

sem jamais chegar ao fim.


19-Tomara, ó Deus,

desses cabo do perverso;

apartai-vos, pois, de mim,

homens de sangue.


20-Eles se rebelam insidiosamente

contra ti

e como teus inimigos falam malícia.



21-Não aborreço eu, Senhor,

os que te aborrecem ?

E não abomino os que contra ti

se levantam?


22-Aborreço-os com ódio consumado;

para mim são inimigos de fato.


23-Sonda-me, ó Deus, e conhece

o meu coração,

prova-me e conhece

os meus pensamentos;


24-vê se há em mim

algum caminho mau

e guia-me pelo caminho eterno.

Nenhum comentário: