domingo, 26 de abril de 2009

Vingança por bem ou por mal



Ou o Governo deve ter cuidado com o seu povo.

O que esperar de um governo que não corresponde aos anseios da população? Bom, no filme V de vingança, V conclama os cidadãos para que o vejam deflagrar a guerra contra os opressores, aqueles que, travestidos de roupas de poder, conseguem nos enganar por vastos periodos. Foi assim com o presidente Lula. Está sendo assim com a governadora Ana Júlia. Até quanto continuará desse jeito?

Esperemos que não muito. Apesar de tudo, os que antes dse mostravam a favor do discurso populista do presidente, hoje se veem no momento de renegar seu passado, tendo que fazer cortes aqui e acolá. As pessoas, em virtude disso, se acham no direito de buscar segurança no Estado, pedindo mais e mais recursos para serem gastos. E, vejam só, o Estado não tem mais dinheiro! Ele simplesmente tenta viabilizar um plano, o de fazer o povo pagar menos recebendo menos para isso para poder melhorar a sua aceitação da crise que prospera por ai. E, por outro lado, corta investimentos porque recebeu menos dinheiro e não os dispõe agora para pagar a festa feita anos atrás. A pergunta é: Lá adiante vão aumentar os impostos?

A última pegadinha daqui do Estado é a governadora Ana Júlia que, no afã de ajustar as finanças, acabou por cortar os investimentos de maneira mais pesada. Escolheu a hora errada para brincar de administrar. E agora tem que cortar. Mas claro, não creio que na própria carne. Com a mesma desculpa, acabou com a licensa-prêmio. Tirou benefícios de servidores. Isso sem contar que a gestora municipal não cumpre os mandados de reintegração de posse expedidos pelos tribunais legalmente constituídos. E com isso, corre o risco de sofrer Impeachment.

Onde entra mesmo o vídeo postado acima? Simples. Quando um governo apenas faz questão de tentar amordaçar o seu povo, deveria lembrar-se de que o povo tem os instrumentos de sacrificar os governos. E alguns tem ainda o poder da arguição, levando os outros a inquirir seus governantes, colocando-os contra a parede e mostrando que quem manda mesmo é o povo.

Porém, vale sempre a pena rever as imagens. Vale a pena, também, rever os últimos fatos ocorridos por conta do MST no interior do estado. Onde os bandidos mandam mais do que as pessoas de bem, isso deveria servir de alerta. Tanto para o governo, para que deixe de enganar o seu povo, quanto para o próprio povo, para que deixe de acreditar piamente em seu governo. Até porque é ele quem sofre no final das contas.

Sugiro que vocês assistam com bons olhos ao vídeo acima, prestando atenção e colocando, sob suspeita seus governos, exclusivamente. Afinal, este é um post sobre política e não sobre religião. Questionem sempre, pois quem tem a chave do cofre tem a necessidade de mentir. E, mentindo, pode tudo.

Eu sempre questiono. Mesmo quem for do mesmo partido em que acredito. Afinal, como homens e imperfeitos que somos, estamos fadados a errar. Uns mais que outros. E, pela nossa própria imperfeição, somos nós egoístas e queremos tudo para nós mesmos. O problema maior é quando esse egoismo supera a barreira do aceitável, como parece ser o caso da Governadora em Exercício, Ana Júlia Carepa.

Nenhum comentário: