quinta-feira, 30 de abril de 2009

Povo pode pedir Impeachment da governadora

O que fazer para justificar tamanho descaso com o povo?

Nesta quinta-feira saiu pelos diários da capital, uma manifestaçaõ de apoio à incompetência no governo Ana Júlia. Aparentemente perdida pela má gestão dos recursos que entram no caixa do governo, o partido da governadora parece ter pedido uma manifestação de entidades sociais afins ao PT, promovendo, inclusive, um jornal chamado "A causa do Povo", que ao menos site na Internet possui, quando muito uma página hospedada no Geocities, quase um blog, de orientação Anarquista.

No jornal, uma notícia toma conta de toda a capa, afirmando que a senadora Kátia Abreu recebera propina para favorecer empreiteira. As imagens e o evento foram divulgados no site oficial do Governo do Estado, que agora fica comprometido. Sabendo do impiedoso erro, correram para remover dos bancos de dados oficiais, porém, hoje, gente como este poster, foi mais esperto e galgou algumas cópias. Para a averiguação de quem quiser tomar ciência, eis as imagens:


Os participantes do movimento ainda estavam propensos a defender o indefensável, com as inúmeras denúncias de falta de leitos no Ofir Loyola (ver jornais de hoje), demissão de agentes de segurança pública, como se a simples redução dos quadros não tivesse nenhuma repercussão negativa. Com a crise, que fora a culpada pelo caso das demissões, o governo continua com a sua armada para mostrar serviço, não conseguindo ao menos diminuir o sofrimento daqueles que vão "pagar a conta", mas que não são os culpados.

Quem conseguir aumentar o tamanho da página verá que se trata de um jornal político e não uma publicação periódica. Na cabela, em baixo do título do jornal (o nome da publicação), é possível ler: "Ano I. Nº 1. Primeira quinzena. Maio 2009". O Ministério Público deveria averiguar a informação, já que fica partente que se trata de material infame, que macula a imagem de pessoas idôneas. Pior: Pode haver nesse movimento um desvio de recursos públicos.

As últimas ações da Governadora tem sido as piores nesse sentido. Com a afirmativa de que o PMDB pode deixar a base de apoio de seu governo, junto com o PTB, perde a maioria na casa legislativa. E quando o PMDB mostra que o seu pior secretário é filiado aos seus quadros, então a situação é grave. Mostra que muita coisa precisa ser corrigida.

Mas informação nem sempre é suficiente para que as coisas ocorram do modo certo. Quando a Senadora Kátia Abreu veio protocolar o pedido de Impeachment junto ao legislativo estadual, motivo pelo qual foi escorraçada pelos "movimentos sociais", mostrou que pouco aqui se faz para coibir os abusos dos governos. Mesmo quando todas as ações mostram que estes estão errados. Mesmo quando tudo aponta para esta solução.

É preciso mais punho, pulso mesmo, para que as coisas voltem a tomar rumos certos. Para que o povo volte a acreditar na Democracia, já desgastada com os recentes escândalos por parte do legislativo e do executivo. Senão, daqui para amanhã assume um governo ditatorial e manda todo mundo para o paredão e ninguém pode faz nada... Mesmo que as ações atentem contra a vida, o que seria temeroso, pavoroso.

O que esperar disso? Não apenas pelo fato de que sou oposto à classe político-partidária da governadora, mas porque sou partidário das leis, da democracia, da verdade. E, mesmo que isso tivesse acontecido com algum político afim ao meu ideal, seria eu o primeiro a denunciar seus crimes com a mesma transparência. Com a mesma vontade.

E por isso, depois de ver que as ações deste governo que ai está, não posso me manter calado, com o único intuito de não merecer o mesmo fim que aquele poema de Brecht, que fala do silêncio. Silêncio este que macula a vida, que incrimina e amordaça o legal e impõe o falso. Faz manter a injustiça, como diria Rui Barbosa. Que, aliás, passa a ser meu lema desde então. Uma vez vencida a verdade, já nada podemos esperar de ninguém.

Então, o dia em que for vencido pelos inimigos da verdade, esteja ou não no poder, prefiro não estar mais vivo. Esteja ou não no mundo vindouro, terei realizado um sonho: Ver a verdade se perpetuar.

Nenhum comentário: