sábado, 4 de abril de 2009

A Inspiração vem do Alto

Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as Tuas maravilhas. Sal. 9:1.


No grande teatro da vida, o salmista Davi estava constantemente aplaudindo a Deus, de pé. Ele não se extasiava apenas com as maravilhas do Universo, mas também com as obras do Criador em sua própria experiência. Desde a sua infância, passando pela árdua e arriscada profissão de pastor de rebanhos, até aos elevados encargos reais, o suave cantor de Israel via a mão de Deus em cada palmo de sua caminhada. Por tudo isso ele louvava ao Senhor, dizendo: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu santo nome." Sal. 103:1.

Davi foi um exímio harpista. Seu talento musical foi empregado para louvar a soberania divina. Através dos séculos, houve músicos que também exaltaram o Soberano do
Universo. Franz Joseph Haydn é um exemplo digno de admiração. Um dos maiores compositores do seu tempo, ele deixou um estupendo legado de oratórios e sinfonias. Certa vez, perguntaram-lhe onde ele obtinha suas idéias e inspirações musicais. Ele respondeu: "Eu me levanto cedo e, ajoelhado, peço a Deus que me dê um novo dia de sucesso. Após o desjejum, sento-me ao teclado e inicio minha pesquisa. Mas, se não consigo ir em frente, admito que me privei da graça de Deus por alguma falta cometida, e então oro mais uma vez pedindo a graça do Céu."


E foi assim que Haydn conseguiu compor obras maravilhosas, como ''A Criação", baseada no relato de 'Gênesis', e no 'Paraiso Perdido', de John Milton.


Devido a sua doença, foi carregado ao teatro de Viena, para assistir a uma apresentação de gala de 'A Criação'. Numa estrepitosa ovação, a nobre platéia se levantou para aplaudir sua genialidade. Haydn protestou e, apontando para o céu, exclamou: "Isto não veio de mim, mas do alto."


Não só grandes peças musicais promanam da inspiração divina; mas,com frequência, em nossas lutas diárias, o Espírito Santo nos sussurra: "Este é o caminho, andai por ele." Isa.30:21


Nas coisas mais simples da vida, podemos ver os sinais digitais da mão do Altíssimo. Esta convicção, por si só, é motivo para louvarmos a Deus continuamente. Nosso louvor é, ao mesmo tempo, reconhecimento e gratidão. E a gratidão é a grande motivadora da obediência.

Pergunta para reflexão

Por que não procedemos como Haydn, que , antes de trabalhar, pedia a inspiração do alto?


Reflexões enviadas pela amiga Ana Paula Pôncio da Silva, por e-mail.

Um comentário:

Layse D'Oliveira disse...

Devemos louvar à Deus sempre, pois Ele é o nosso refúgio.
Ótimo post!
Beijos, te amo vida
Que Ele abençoe nossas vidas grandemente, como tem feito !
Tua esposa.